Região do leste da Ucrânia volta a estar calma após cessar-fogo

Após o acordo de cessar-fogo ter entrado em vigor no dia 15, a situação no leste da Ucrânia voltou à normalidade apesar dos confrontos separados na zona de Debaltseve. No mesmo dia, os líderes da Rússia, Alemanha, França e Ucrânia realizaram uma reunião por telefone, pedindo a implementação rigorosa do Acordo de Minsk.

Donetsk - RIA Novosti/Mikhail Voskresensky

O enviado da Organização Europeia para a Segurança e Cooperação, Ertugrul Apakan, disse que o cessar-fogo foi observado na maioria nas regiões do leste. Porém, houve também troca de fogo em Debaltseve e Lugansk.

O porta-voz do Estado-Maior-Geral das Forças Armadas da Ucrânia, Gennady Seleznev, afirmou que os grupos armados do Leste violaram por dez vezes o acordo, das quais, nove vindas de Dabaltseve.

Segundo informações divulgadas ontem no site oficial do presidente da Rússia, os líderes da Rússia, Alemanha, França e Ucrânia pediram a implementação incondicional do Acordo de Minsk, a suspensão total de confrontos e a retiradas das armas pesadas da região.

No mesmo dia, os cerca de 180 camiões russos transportaram para o leste da Ucrânia 1800 toneladas de materiais de assistência humanitária.

Fonte: Rádio China Internacional