Carlos Felipe cobra mais recursos para o combate ao sarampo

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) abordou, em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da última quinta-feira (19/02), o surto de sarampo no Ceará. Conforme salientou, há 15 anos não havia casos de sarampo e os que surgiram foram importados, replicando principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza. O parlamentar adiantou que até o momento foram registrados só nessa região do Estado 342 casos.

De acordo com o deputado, um dos pontos mais frágeis do sistema de saúde é o controle epidemiológico. Por isso, há dificuldades para o isolamento dos casos identificados. “Os recursos federais que chegam para esta área não dão para pagar nem os agentes de endemias. Assim, não está sendo possível isolar os casos identificados”, disse.

O parlamentar observou que é necessário discutir o financiamento das ações estratégicas “no combate desta epidemia”. Ele salientou que o Brasil é referência mundial em campanhas de vacinação, mas é preciso um maior controle dos casos exógenos. “Precisa haver mais recursos para esta área”, defendeu.

A deputada Bethrose (PRP), em aparte, assinalou que desde 2001 não se registrava casos de sarampo no Ceará. Para ela, é importante fazer um alerta para as pessoas que viajam para a Europa, e também realizar uma campanha estadual de vacinação de adultos, evitando as possibilidades de propagação da enfermidade.

Áudio

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa