Negociação sobre conflitos na Líbia será adiada

O Congresso Geral Nacional da Líbia afirmou, nesta terça-feira (24), que a negociação entre os lados envolvidos nos conflitos do país vai ser adiada. No entanto, uma nova data ainda não foi definida.

Líbia - EBC

Segundo o representante da negociação pacífica do Congresso Geral Nacional líbio, Mohammed Amazb, a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) já apontou oficialmente que as decisões, que seriam discutidas originalmente no dia 26 deste mês, no Marrocos, vão demorar porque o Congresso não estaria presente nesta reunião.

A Assembleia Nacional da Líbia afirmou no dia 23 deste mês que o Congresso continua divulgando e apoiando o extremismo e o terrorismo, o que ainda não corresponde às condições para a abertura de uma negociação.

No dia 14 de janeiro deste ano, sob o apoio da Missão da ONU na Líbia, os representantes das partes envolvidas nos conflitos iniciaram em Genebra, na Suíça, uma nova rodada de discussões políticas.

Os participantes chegaram a um consenso sobre o estabelecimento de um governo de coalizão, sobre o cessar-fogo e a retirada dos grupos armados de cidades ocupadas.

Do Portal Vermelho, Com informações da Rádio China Internacional