Caso HSBC: Chico Lopes cobra informações do Ministério da Justiça

Saber quais os nomes dos brasileiros detentores de contas no HSBC na Suíça, identificar os valores envolvidos e apurar se houve crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Com esses objetivos, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) apresentou, nesta semana, requerimento de informações ao Ministério da Justiça.

O requerimento solicita que o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, apure e esclareça os procedimentos adotados em relação às denúncias de operações de transferências de divisas e títulos para o exterior, realizadas pelo banco HSBC. Chico Lopes solicita que, através de consulta ao Banco Central e à Receita Federal, o Ministério da Justiça confirme a existência de pessoas jurídicas e físicas domiciliadas no Brasil listadas em episódios denunciados envolvendo o HSBC, tendo como base os documentos obtidos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos e divulgados neste mês pelo jornal francês “Le Monde”, com grande repercussão na imprensa de vários países.

O deputado questiona ainda se a Receita Federal abriu investigação quanto às pessoas jurídicas e físicas domiciliadas no Brasil e que teriam contas no HSBC na Suíça. “Se há investigação, queremos saber quais procedimentos foram adotados e se já há resultados desse trabalho de apuração”, destaca o deputado Chico Lopes, apontando que a sociedade brasileira tem direito a essas informações.

“Segundo o que tem sido publicado por setores da imprensa, principalmente na Internet, porque a televisão estranhamente tem dado pouca atenção a esse tema, os valores envolvidos nessas contas chegariam a pelo menos R$ 20 bilhões, uma soma sem precedentes. E, também segundo informações publicadas até o momento na Internet, em blogs de jornalistas respeitados, parte dessas contas teriam sido abertas entre 1998 e 2001”, aponta o deputado. “Queremos saber se isso procede. Queremos saber de quem são essas contas bancárias e quais os valores movimentados”, enfatiza o parlamentar, que já apresentara requerimento semelhante ao Ministério da Fazenda, buscando informações sobre o caso.

Prazo e visibilidade

Após aprovação na Câmara dos Deputados, os requerimentos de informação serão enviados às instituições indicadas. Elas terão até 30 dias para responder às perguntas feitas nos requerimentos. “Esse caso se anuncia como bastante grave e precisa ter o mesmo nível de investigação e o mesmo nível de espaço na imprensa que vem sendo dado a outras pautas. Estranhamente, até o momento, a imprensa internacional vem dando grande espaço para as investigações, mas a imprensa brasileira quase não fala no HSBC. A sociedade tem direito a essas informações”, complementa Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)