Lula diz que é hora de disputar a comunicação para derrotar golpismo

Luiz Inácio Lula da Silva participou de jantar com a bancada do PT no Senado, nesta quarta-feira (25), e, de acordo com parlamentares, o ex-presidente reafirmou a necessidade das lideranças disputarem a batalha da comunicação, assim como a presidenta Dilma Rousseff tem aconselhado seus ministros. 

Lula

Ele também rechaçou a campanha de criminalização do PT em que a doação legal para o partido é roubo, mas para o PSDB é compromisso ideológico das empreiteiras.O ex-presidente enfatizou que esses ataques não podem ficar sem resposta, pois o objetivo é colocar o partido na “vala comum”. “Essa visão de que se aparecer um monte de bandido do PSDB ou de outro partido resolve o problema, não é assim. O PT tem que dizer que isso que estão querendo nos imputar é falso. Não dá para assistir esses caras bancando as vestais”, disse Lula.

“Eles querem criminalizar as doações legais, mas por que as que eles recebem de empresas que estão envolvidas no trensalão de São Paulo e contribuíram para a campanha deles não tem nada a ver com propina e com o que aconteceu no passado e acontece no presente e no nosso caso as doações que recebemos são fruto de propinas? No nosso caso é roubo, no deles é compromisso ideológico das empreiteiras?", completou.

Sobre os ajustes econômicos, o senador Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, disse em entrevista ao jornal O Globo, que o ex-presidente ressaltou que “é preciso dizer que isso (o ajuste fiscal) está sendo feito para o país se equilibrar”. “Está faltando esse link, senão parece que a gente é igual aos outros, que está aí para aprofundar as desigualdades”, disse Costa.

De acordo com outros parlamentares entrevistados pelo Globo, Lula teria enfatizado que é preciso explicar ao povo por que o governo está tomando tais medidas. “É para o emprego voltar a crescer? É para retomar o crescimento econômico? É para a adoção de outras políticas sociais? Falta dizer que o ajuste fiscal não é um fato isolado”, teria dito o ex-presidente que deve se encontrar nesta quinta (26) com parlamentares do PMDB, segundo fontes.

Da redação do Portal Vermelho, com informações de O Globo