Sem categoria

PCdoB é contra compra de passagens para cônjuges de parlamentares

"Não faremos uso deste expediente administrativo e reivindicaremos sua revisão", disparou a líder da Bancada Comunista na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB/RJ), em entrevista à Rádio Vermelho, ao falar sobre o uso de verbas públicas para a compra de passagens aéreas de cônjuge de parlamentares, autorizado pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Joanne Mota, da Rádio Vermelho

PCdoB é contra a compra de passagens aéreas para cônjuges de parlamentares - Foto: Clécio Almeida

Durante a entrevista, a parlamentar comunista lembrou que esse expediente já existiu, mas quando o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP) assumiu a presidência da Casa o extinguiu. "Nossa posição é absolutamente contrária. Não iremos fazer uso do expediente e iremos propor a revisão. Isso é um atropelo do que é regimental.

Reforma política

Na oportunidade ela também falou sobre a luta pela reforma política e destacou como fundamental o papel dos movimentos sociais, do movimento sindical, da sociedade como um todo para reforçar essa bandeira.

Como orientação, Jandira destacou que existem dois eixos centrais de luta. "Primeiro, impedir e vetar o financiamento empresarial de campanha, raiz da corrupção eleitoral. Segundo, impedir qualquer manobra restritiva da liberdade partidária e das chamadas minorias no interior do Congresso Nacional". E completou: "É exatamente o contrário do apontado acima que está navegando nas águas do Congresso", afirmou a líder da Bancada Comunista ao citar PEC 352, conhecida como PEC Vacarezza.

"A questão da reforma política será votada. O que está em jogo é qual reforma será essa. A única possibilidade que nós temos de avançar e impedir retrocesso é com a presença, unidade e força da sociedade", ressaltou Jandira.

Acompanhe abaixo nota da Bancada Comunista na Câmara dos Deputados sobre a pauta:


Leia mais:

Especialistas garantem que benefício a cônjuge de deputados é ilegal