Rússia e EUA se reúnem para discutir Ucrânia e temas da atualidade

O ministro russo de Assuntos Exteriores, Serguei Lavrov, avalia nesta segunda-feira (2) em conjunto com o secretário norte-americano de Estado, John Kerry, a implementação dos acordos de Minsk na Ucrânia e alguns outros temas importantes da atualidade internacional.

John Kerry e Serguei Lavrov

A reunião bilateral ocorrerá no contexto da participação de Lavrov na Conferência Global sobre Desarmamento e na sessão de alto nível do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça.

Anteriormente, o vice-chanceler Serguei Ryabkov já havia detalhado que Lavrov analisará com Kerry a questão ucraniana, a qual considerou um dos temas mais atuais, polêmicos e de maior atenção midiática e da opinião pública internacional.

“A implementação dos acordos de Minsk, de 12 de fevereiro, pelas partes do conflito, será o ponto principal da conversa sobre a Ucrânia”, sustentou Ryabkov.

Na data citada, as milícias de Donetsk confirmaram que concluíram o processo de retirada do armamento pesado para a linha de contenção – segundo ponto mais importante dos acordos de Minsk-, enquanto em Lugansk se planeja concluir esse passo ainda esta semana.

O comando ucraniano assegurou, por sua vez, que prosseguirá com o translado das armas de grande calibre da retaguarda para a zona de segurança marcada, mas sem deixar de condicionar o processo a um cessar-fogo total.

De acordo com os noticiários locais, Lavrov e Kerry abordarão o andamento das investigações sobre o assassinato do político opositor russo Borís Nemtsov, ocorrido em Moscou, na noite da sexta-feira (27) em circunstâncias trágicas.

Além disso, estão na pauta das conversas as negociações do sexteto de mediadores internacionais com o Irã em torno do programa nuclear com fins pacíficos desenvolvido pela República Islâmica e a situação em geral no Oriente Médio, com a Síria entre os assuntos de atenção, detalhou a respeito o vice-chanceler, Serguei Ryabkov.

Fonte: Prensa Latina