Em jantar com PMDB, Dilma promete reuniões semanais com base aliada

Em um jantar que reuniu as principais lideranças do PMDB na noite desta segunda-feira (2) no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff se comprometeu em reunir semanalmente com os partidos que compõem a base do governo com a finalidade de debater as próximas medidas que o governo pretende adotar.

- Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, além de líderes do PMDB no Congresso Nacional e ministros do partido, foram recebidos por Dilma na residência oficial da Presidência da República.

O encontro começou por volta das 20h30 e terminou em torno das 23 horas. Ao sair do jantar, Temer falou com a imprensa e disse aos jornalistas que esta reunião foi um pontapé inicial para se ter “efetivamente uma integração maior.”

Expondo que saiu muito satisfeito com a reunião, o vice-presidente disse que todos os temas serão discutidos nesses próximos encontros entre os partidos e a presidenta, “não só os remetidos ao Congresso, mas também os que façam parte das ações do próprio Poder Executivo”, falou.

Para Temer, “é preciso é que toda a base, o PMDB e todos demais partidos, estejam inteirados do programa, da ideia de que se está fazendopara buscar uma economia mais saudável no país”.

Segundo ele, esses encontros serão positivos, pois vão gerar uma "integração com todos os partidos" e porque "vai haver uma consulta maior, e, portanto, uma participação maior". O peemedebista afirmou que esse tipo de reunião acontecia normalmente no primeiro ano do governo Dilma, em 2011.

Temer disse ainda que esse primeiro jantar foi realizado em “um momento muito oportuno para estabelecer relações muito solídas entre o PMDB e o governo.

O presidente do Senado, Renan Calheiros não compareceu a reunião, mas antes informou por meio de nota que não participaria do encontro com a presidenta, porque, segundo ele, o “presidente do Congresso Nacional deve colocar a instituição acima da condição partidária”. Temer minimizou a ausência de Renan e lembrou que o presidente do Senado tem sido um colaborador “extraordinário” da relação do partido com o governo.

Na semana passada, Michel Temer promoveu um encontro em sua residência oficial, o Palácio do Jaburu, entre ministros da equipe econômica e a cúpula do PMDB. O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre as medidas provisórias enviadas ao Congresso modificando o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários.

Do Portal Vermelho, com agências