China é elogiada pela sua atuação no combate a epidemia de ebola

A China foi elogiada pelas suas contribuições no combate ao ebola. Durante a reunião de alto nível para discutir questões relativas ao vírus, encerrada nesta terça-feira (3), os participantes enfatizaram a necessidade de que a comunidade internacional siga contribuindo para a reconstrução dos países atingidos.

China ebola

O evento foi organizado pela União Europeia, Libéria, Serra Leoa, Guiné, União Africana, Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental e pelas Nações Unidas.

O ministro das Relações Exteriores de Serra Leoa, Samura Kamara, disse que a China foi o primeiro país a prestar assistência à Serra Leoa. Até o momento, a nação da África Ocidental recebeu quatro rodadas de ajuda chinesa, incluindo fundos, equipamentos médicos, viaturas e profissionais da área da saúde.

O diretor da Organização Internacional para Migrações, William Swing, mostrou preocupação pelos eventuais problemas pela escassez de recursos nos países assolados pelo ebola após o fim da epidemia.

Durante a reunião, os representantes abordaram as experiências e lições tiradas no combate ao vírus, decidiram as atuais prioridades e as medidas necessárias para a reconstrução da região. A chefe da delegação chinesa na União Europeia, Yang Yanyi, salientou que a China presta alta atenção à crise provocada pelo ebola e que sempre combateu na linha frente.

“A China está disposta a cooperar com a comunidade internacional para conter as fontes de disseminação da epidemia”, garantiu.

Com informações da Rádio China Internacional