PGR pede investigação de 54 nomes envolvidos na Lava Jato

O Procuradoria-Geral da República protocolou na noite desta terça-feira (3), no Supremo Tribunal Federal (STF), a lista com pedidos de abertura de inquérito para investigação do envolvimento de pessoas em caso de corrupção na Petrobras. Há informações que nesta lista constam políticos e agentes públicos. Eles foram citados nos depoimentos da Operação Lava Jato.

Teori Zavascki

Constam, no total, 54 nomes de investigados, e 28 pedidos de abertura de inquérito. Nem todos têm foro privilegiado. Além disso, foram feitos sete pedidos de arquivamento. Os casos de pessoas sem foro podem ser encaminhados à Justiça Federal do Paraná, onde estão os casos ligados ao caso como de executivos das empreiteiras investigadas que estão presos em Curitiba.

Para ter validade, a delação premiada aguarda homologação do ministro Teori Zavascki, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Supremo. As informações prestadas pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, por meio de delação premiada, também serão analisadas na formulação de denúncia dos envolvidos.

É aguardada também a chegada de pedidos de inquéritos no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que é a instituição competente para investigar governadores citados na Lava Jato. A expectativa é de que os casos relativos ao STJ sejam encaminhados pela PGR nesta quarta-feira (4).

Com informações da Agência Brasil