Comitiva do Sudão conhece política brasileira de desenvolvimento rural

Conhecer as experiências brasileiras no combate à fome e no desenvolvimento da agricultura familiar. Com este objetivo uma delegação ministerial da República do Sudão conversou com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, nesta terça-feira (3), em Brasília.

Delegação do Sudão visita o Ministério do Desenvolvimento Agrário - Paulo Henrique Carvalho/MDA

Durante a reunião foram apresentados os aspectos gerais das políticas públicas do MDA, com destaque na estreita relação entre as políticas de desenvolvimento agrário e a segurança alimentar e nutricional.

Patrus Ananias ressaltou a importância da relação do governo brasileiro com os países africanos para superação da fome e da desnutrição no mundo. “Precisamos superar a miséria e criar sociedades justas que possibilitem que todas as pessoas, desde a infância, tenham os mesmos direitos e oportunidades”, disse.

Conquista brasileira

O ministro ainda falou sobre uma importante conquista brasileira. O Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome. A informação foi divulgada, no ano passado, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). “Nós temos o compromisso de manter essa conquista e, mais que isso, é necessário consolidá-la e ampliá-la no sentido de garantirmos a soberania alimentar e nutricional do nosso povo”, afirmou.

Sudão

Na República do Sudão, a agricultura é responsável por absorver 80% da força de trabalho nacional e corresponde a quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB).

Fonte: MDA