Marcha das Margaridas é lançada em Goiás

Em clima de descontração, grande expectativa e com o tema “Margaridas do Cerrado marcham por desenvolvimento rural sustentável”, aconteceu o lançamento da Marcha das Margaridas em Goiás. A solenidade, promovida pela Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), ocorreu durante a Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes da federação.

Margaridas do Cerrado - CTB

A Marcha das Margaridas é uma mobilização coordenada pela Contag, com apoio de suas 27 federações e mais de 4 mil sindicatos de trabalhadores rurais. Além disso, também conta com a parceria de diversos movimentos de mulheres e movimentos feministas.

Com cartazes que pediam mais respeito, fim da violência e efetivação de direitos, além de produtos que representavam a mulher rural do Cerrado, as trabalhadoras rurais deram início à mística do lançamento. Tudo isso, ao som da música tema da Marcha das Margaridas.

Este ano, a Marcha ocorre nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília. Mais uma vez, as mulheres rurais estarão na rua protestando contra as desigualdades sociais, denunciando todas as formas de violência, exploração e dominação e apresentando propostas para avançar na construção da democracia e da igualdade para as mulheres. A expectativa é reunir cerca de 100 mil mulheres de todo o país em Brasília.

A diretora de mulheres da Contag e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Alessandra Lunas, afirma que essa mobilização traz consigo uma grande responsabilidade de atrair a atenção do poder público para as reivindicações das trabalhadoras rurais. “Em muitos lugares as mulheres nem são recebidas para dialogar. Sabemos da força das mulheres e precisamos começar a interrogar o que tem sido feito por nós desde os municípios”, questiona.

A Secretaria de Mulheres da Fetaeg, sob coordenação de Sandra Alves, vem mobilizando as trabalhadoras rurais goianas para participarem da Marcha. Segundo Sandra, a intenção é que mais de três mil goianas participem do ato em Brasília. “Precisamos estar unidas nesse momento tão importante e único. As marchas anteriores mostraram que nada disso é em vão, porque tivemos bons frutos das mobilizações passadas. Precisamos participar e fechar nossa pauta de reivindicações de Goiás, por isso, eu peço a união das companheiras e o apoio dos nossos sindicatos”, explica.

Após a solenidade de abertura, os diretores da Fetaeg distribuíram rosas para cada uma das mulheres presentes no plenário. Estiveram presentes no evento diretores e assessores da Fetaeg, a diretora de Mulheres da Contag, Alessandra Lunas, a presidenta da CUT-GO, Bia Lima, a presidenta do Sindsaúde Goiás, Fátima Veloso, e uma representante da coordenação do evento Agro Centro-Oeste Familiar.

Fonte: Contag