Marcha das margaridas é lançada no Mato Grosso

O lançamento estadual da Marcha das Margaridas 2015 em Mato Grosso, realizado em Várzea Grande, intensificou a mobilização e aumentou a expectativa das mato-grossenses que irão participar do evento, que acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto em Brasília.

Marcha das Margaridas - Contag

Realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no estado (Fetagri/MT), através da Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais, o lançamento estadual teve como objetivo pontuar as ações que serão desenvolvidas pela militância mato-grossense, que deverá levar mais de 500 participantes ao evento.

Estiveram presentes o presidente da Fetagri/MT, Nilton José de Macedo, e demais diretores da federação, além de representantes de STTRs (Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) e a Secretária Geral da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Dorenice Flor da Cruz.

A Marcha das Margaridas, principal ação das mulheres trabalhadoras rurais na América Latina, busca lutar por melhorias constantes para a classe trabalhadora. Lançada nacionalmente em novembro do ano passado, durante o 4º Encontro Nacional de Formação (Enafor) realizado em Luziânia-GO, a mobilização chega em 2015 à quinta edição.

As ações da 5ª Marcha das Margaridas serão finalizadas com o evento nacional, que levará milhares de mulheres para Brasília entre os dias 11 e 12 de agosto de 2015.

Entre as bandeiras de lutas das guerreiras do movimento sindical rural estão: fim da violência contra a mulher, educação não sexista, paridade, democracia, reforma política e agroecologia. Nesta campanha de 2015 será trabalhado o tema Margaridas Seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade.

A diretora da pasta de mulheres trabalhadoras rurais da Fetagri/MT, Juliana Pachuri Mendes, frisou que a finalidade do encontro foi a mobilização e definição das estratégias dos sindicatos para o evento nacional.

“Esse nosso encontro foi muito importante e produtivo, tanto para a federação quanto para nós margaridas, que lutamos e reivindicamos muito pelos nossos direitos. Estamos com uma expectativa muito grande. Vamos com mais de 500 participantes e esperamos colaborar com o sucesso da marcha das margaridas”.

Fonte: Contag