Sejus promove a Semana da Mulher para internas do presídio feminino

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) inicia, nesta segunda-feira (09/03), mais uma edição da Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada, com as internas do Instituto Penal Feminino (IPF). 

Serão palestras motivacionais, ações religiosas e até mesmo uma sessão de cinema. A ação tem como objetivo oferecer uma semana diferenciada no presídio, abordando assuntos que motivem debates, conhecimentos sobre a saúde da mulher, e claro, trabalhar a sua autoestima.

A primeira atividade da semana será uma palestra sobre benefícios previdenciários, tema proposto pelos alunos de direito da Faculdade 7 de Setembro. A questão principal será sobre o pecúlio, auxílio reclusão, regras penitenciárias e os benefícios. A ação continua com uma palestra motivacional. “O objetivo da semana é valorizar as mulheres apenadas levando cultura e motivação. Mostrar que aquele momento no cárcere é passageiro, mas que elas devem buscar conhecimento e crescimento para que saiam da unidade prisional como pessoas melhores”, declara Cristiane Gadelha, Coordenadora da Inclusão Social do Preso e Egresso (Cispe).

No dia 10, haverá uma palestra sobre saúde buscal e outra sobre "Amor e crime". Na quarta-feira (11), o lazer será dedicado ao cinema. Cinquenta internas terão uma sessão de cinema no Shopping Benfica, com a exibição do filme Cine Holliúdy, dirigido pelo cearense Halder Gomes. O filme contará com a presença do ator e advogado Haroldo Guimarães que participou do filme com os personagens Ling, Orilaudo Lécio e Munízio e fará um debate com o público. No dia 12, as internas participam do Dia da Beleza e do culto ecumênico com a Igreja Missão Amiga.

O encerramento da semana será com o projeto Querer, uma parceria da Sejus, com Senac e Sebrae, que qualifica e estimula o empreendedorismo entre as internas. Na sexta (13), serão entregues os certificados às internas que concluíram o projeto em 2014 e iniciado o Querer 2015. O evento contará com a presença da vice-governadora Izolda Cela. As internas também receberão kits com produtos para a cheche e material de higiene, doados pelos alunos da Fa7.

A ação para o dia das mulheres para as servidoras da Sejus será na quarta-feira (11), no auditório da Sejus, das 09h às 11h30. Será feito o teste rápido de HIV, vacinação, atendimento odontológico no carro móvel, entrega de camisinha e uma palestra sobre a saúde da mulher.

A Semana da Mulher também terá atividades para as agentes penitenciárias do IPF. Durante todas as tardes as agentes participarão de uma palestra motivacional sobre o combate ao estresse de trabalho.

Fonte: Assessoria da Sejus