Isadora Reimão, a desenhista dos autorretratos não humanos

Isadora Reimão é artista plásticas, apesar de jovem, foi incentivada pelos pais desde muito cedo a se dedicar às artes e já conta com um longo caminho de exposições e mostras por diversas partes do mundo.

Autorretrato de Isadora Reimão - Reprodução

O Prosa Poesia e Arte desta semana se dedica a mostrar trabalhos feitos por mulheres e/ou para mulheres, desta forma, reproduzimos seis ilustrações de Isadora Reimão, a artista que circula entre o medo e a fascinação, como ela mesma diz.

A obra de Isadora retrata animais e monstros como autorretratos não humanos. Para este trabalho ela buscou inspiração “no sentimento dos primeiros navegantes que fizeram retratos bizarros dos animais que encontraram em suas viagens” e também na obra Macunaíma, de Mário de Andrade.

“Eu gosto da antítese do medo-fascinação, beleza-assombro, doce-terrível, Algumas de minhas ilustrações são interpretações visuais de personagens do livro Macunaíma, de Mário de Andrade. E os outros podem ser o início de novas histórias”, explica.

Atualmente Isadora ministra oficinas de aquarela, técnica que sempre está muito presente em seu trabalho, mas já desenvolveu outros trabalhos, entre eles fantasias e esculturas para carros alegóricos para escolas de samba, e por um tempo explorou muito o universo das máscaras, onde reproduziu uma série de trabalhos que foram, inclusive, direcionados a peças de trabalho.

No cinema Isadora foi a responsável pelas animações do filme média metragem As viagens de Jerê, de Thiago Ming. 

Veja seis ilustrações de Isadora:


 


 

Do Portal Vermelho