Procon Fortaleza oferece prestação de serviços na Semana do Consumidor

Entre os dias 9 e 15 de março, o Procon Fortaleza promoverá atividades de prestação de serviços em comemoração à Semana do Consumidor. Diversas ações estão programadas em bairros, escolas, terminais de ônibus e corredores de comércio da Capital.

Durante a Semana, será possível abrir reclamação e receber orientação jurídica, por meio da unidade móvel do Procon, além de contar com a emissão de documentos de identidade e CPF, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus-CE). Também está prevista a realização do Mutirão de 140 audiências de conciliação para um único dia, enquanto que a média diária é de 56.

Para o dia 15 de Março (domingo), em que se comemora o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, uma programação especial será realiza no Passei Público, local onde já ocorrem as atividades da ciclofaixa de lazer. A ideia é proporcionar ao ciclista e frequentadores da Praça a oportunidade de receber educação para o consumo, bem como de emissão da documentação pessoal.

“A Semana do Consumidor é um período de prestação de serviços ao cidadão, mas também de refletir sobre as garantias e conquistas do Código de Defesa do Consumidor (CDC)", declarou a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos.

A diretora lembra que para abrir uma reclamação, o consumidor precisa levar cópia dos documentos (RG, CPF, comprovante de residência da Capital, cópia da nota fiscal, fatura ou recibo do produto).

Saiba mais

Pelo menos 30 profissionais estarão divididos entre os diversos locais e bairros onde serão ofertados os serviços de orientação para o consumo e abertura de reclamações. Cerca de 2.500 cartilhas educativas serão distribuídas com informações sobre os serviços ofertados pelo Procon, como audiências de conciliação, educação para o consumo, Procon móvel e denúncia virtual. Também serão entregues 1.200 Códigos de Defesa do Consumidor durante a programação.

Em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus-CE) será possível solicitar a emissão de documentação pessoal (RG e CPF). Também será prestada orientação ao cidadão com o Núcleo de Educação do Consumidor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Programação da Semana do Consumidor

Fonte: Prefeitura de Fortaleza