Venezuela acolhe cúpula extraordinária da Petrocaribe

A 9ª cúpula (extraordinária) da Petrocaribe inicia, nesta sexta-feira (6), sessões em Caracas, na Venezuela, no meio de um movimento mundial de solidariedade ao país, ameaçado por frustradas tentativas golpistas da direita com apoio dos Estados Unidos.

Petrocaribe: Integração energética de novo tipo - Reprodução

Delegações dos 19 países membros desse bloco regional chegaram a Caracas nesta quinta-feira (5) e participaram dos atos centrais dedicados a homenagear o falecido presidente Hugo Chávez, fundador dessa organização.

Entre os participantes da cúpula, o primeiro vice-presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, assinalou que a Petrocaribe constitui a expressão do caráter solidário e integracionista da Revolução bolivariana.

Diaz-Canel referiu-se assim ao gesto altruísta da Venezuela, que no meio de uma situação complexa, afirmou, manifesta uma vez mais ante os povos do Caribe sua disposição em continuar esse projeto que é de integração, humanista, social, de solidariedade e que demonstra que um mundo melhor é possível quando se vive com uma perspectiva solidária.

A delegação cubana também é integrada pelo ministro de Energia e Minas, Alfredo López, e os vice-ministros de Relações Exteriores e Comércio Exterior, Rogelio Sierra Díaz e Roberto López, respectivamente.

Desde sua criação em 2005, a Petrocaribe tem fornecido mais de 300 milhões de barris de petróleo a seus países membros, o que lhes permitiu dispor de recursos para reduzir a pobreza, impulsionar o desenvolvimento e construir sociedades mais justas em uma conjuntura internacional adversa.

Fontes da organização precisam que por meio deste acordo energético se investiram US$ 3.944 bilhões em 432 projetos sociais, com resultados satisfatórios na luta para erradicar a pobreza e a fome.

Em novembro de 2014, também em Caracas, durante a 14ª Reunião do Conselho Ministerial desse bloco, autoridades venezuelanas ratificaram o compromisso de fortalecer a cooperação regional.

O ministro de Petróleo e Mineração da Venezuela, Asdrúbal Chávez, reafirmou que a Petrocaribe continuará para consolidar a Pátria caribenha e como projeto de independência e libertação.

“Uma meta da Petrocaribe é também a criação de uma zona econômica”, acrescentou.

O Ministro recordou também que neste ano de 2015 se completam 10 anos da Petrocaribe e se realizarão diversos atos na Venezuela, Jamaica, Nicarágua e El Salvador, como jornadas técnicas, seminários e exposições com a participação dos setores público e privado.

Fonte: Prensa Latina