Maduro: Petrocaribe consolida unidade e impulsiona desenvolvimento

O presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou durante a 9ª Cúpula Extraordinária Petrocaribe, que o compromisso de consolidar o evento como um mecanismo para impulsionar o desenvolvimento das nações membros.

9 Cúpula Extraordinária Petrocaribe

Ele ressaltou que a cúpula também deve servir “para reafirmar a região como zona de paz” e enfatizou a necessidade de avançar na criação de uma zona econômica que tenha como ponto de partida a compensação comercial.

Maduro também expressou o espírito de solidariedade, cooperação e amizade dos povos da região, que além de ter impactos positivos para a economia tem contribuído para as políticas sociais e culturais.

Durante a realização da cúpula, aconteceu a reunião de chanceleres da União de Nações Sul-americanas (Unasul). “Agora, organismos como esses nascidos ao calor das ideias do falecido mandatário Hugo Chávez, são escudos protetores frente às ameaças e agressões contra esta nação”, ressaltou Maduro

A delegação da Unasul foi integrada por seu secretário-geral, Ernesto Samper, e os chanceleres do Brasil, Mauro Vieira, da Colômbia, Maria Ângela Holguín, e do Equador, Ricardo Patiño.

“A presença da missão da Unasul na Venezuela respondeu à situação política gerada depois da frustrada tentativa golpista do 12 de fevereiro”, salientou Maduro.


Leia também

Venezuela acolhe cúpula extraordinária da Petrocaribe

Fonte: Prensa Latina