Pronunciamento de Dilma repercute entre os deputados 

Deputados do governo e da oposição avaliaram o primeiro pronunciamento da presidente Dilma Rousseff neste ano, em rede nacional de rádio e TV. A presidente da República se dirigiu à nação, no domingo (8), para tratar do Dia Internacional da Mulher, do ajuste fiscal e do escândalo na Petrobras. Para o vice-líder do governo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), Dilma conseguiu mostrar que o ajuste fiscal proposto é passageiro e mantém as conquistas do trabalhador.  

Projeto de Orlando amplia espaço para mulher na gestão pública

“De modo sereno, tranquilo e, ao mesmo tempo, objetivo, ela apontou o caminho para o Brasil retomar o desenvolvimento econômico”, afirmou. “São medidas que servem ao objetivo de criar o ambiente econômico e político para o país retomar o crescimento, que é a nossa tarefa principal.”

Durante o pronunciamento de Dilma, houve xingamentos contra a presidenta da República em algumas áreas específicas de cidades brasileiras. Os governistas interpretaram esses protestos no contexto da liberdade de expressão. No entanto, criticaram agressões verbais à presidente durante as manifestações.

A vice-líder do PT deputada Margarida Salomão (MG) se incomodou, sobretudo, com expressões relativas à sanção da lei que torna o feminicídio crime hediondo no País. "Exatamente domingo, Dia da Mulher, tivemos duas manifestações infames que eu venho repudiar. A primeira delas do chargista Chico Caruso, que, em um momento de infelicidade extrema, representa a presidenta da República como mulher a ser decapitada, justamente na véspera do dia em que se sanciona a lei que agrava a punição ao feminicídio”, disse a deputada.

“De outro lado, um juiz decidiu fazer uma piada, também de péssimo gosto e lamentável, dizendo que, quem sabe, a presidenta estará sancionando uma lei em benefício próprio”, afirmou Margarida Salomão.

Manifestações estão sendo articuladas para o dia 13, com o apoio do PT, na defesa de democracia, de conquistas sociais e de direitos dos trabalhadores; e para o dia 15, com o apoio de partidos de oposição, com o mote “Fora Dilma”.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Câmara