Sessão na Assembleia Legislativa marca Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (8), foi celebrado durante uma sessão solene na manhã desta segunda-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa. Ao todo 14 mulheres de destaque na sociedade foram homenageadas pelos parlamentares da Casa.
Publicado 10/03/2015 20:16 | Editado 04/03/2020 17:06

“A doutora Idaísa Cavalcanti foi uma guerreira vitoriosa na luta contra o câncer e com sua iniciativa generosa de fundar o Grupo Reviver tem ajudado a transformar a vida de mulheres que estão combatendo o câncer, além de, por meio deste trabalho, alertar a importância da prevenção. A homenagem a ela é mais do que justa”, disse Cristiane Dantas.
“A deputada Cristiane já é nossa colaboradora, sempre foi uma entusiasta da causa, antes mesmo de ser deputada ela já participava dos eventos do Grupo Reviver. Recebo esta homenagem com muita emoção e muita alegria porque onde a gente puder divulgar o nosso grupo, o nosso trabalho é muito válido”, declarou a homenageada Idaísa Cavalcanti.
Além da homenagem à Idaísa Cavalcanti, em seu discurso no plenário a deputada Cristiane Dantas se emocionou ao destacar a importância da luta pela garantia dos direitos das mulheres, como o acesso à saúde pública de qualidade e o combate à violência doméstica.
“É preciso melhorar a estrutura das delegacias para dar um atendimento digno às mulheres para que a Lei Maria da Penha seja cumprida integralmente. Na semana passada apresentei um requerimento para a criação de uma Delegacia da Mulher na zona Oeste de Natal, uma das áreas da capital que mais tem registros de casos violência contra a mulher”, apontou a deputada.
A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi uma proposição conjunta das deputadas estaduais Cristiane Dantas e Márcia Maia. A solenidade foi conduzida pelo presidente da casa, deputado Ezequiel Ferreira e ainda contou com a participação do vice-governador do Estado, Fábio Dantas, e de várias representantes ligadas à causa da mulher no Rio Grande do Norte. Na ocasião, Cristiane Dantas recebeu flores do deputado Agnelo Alves.
Homenageada
A advogada e procuradora do Estado, Idaísa Mota Cavalcanti, teve um câncer de mama em 2010. Depois de cinco meses de tratamento foi considerada curada pelos médicos. Durante a luta contra a doença, a procuradora acompanhou a batalha de outras mulheres na mesma situação, assim como a dificuldade de muitas pacientes em ter acesso aos exames e tratamento.
Em 2011, Idaísa Cavalcanti lançou o livro “Manual do Câncer de Mama: Dicas e Direitos” onde relata sua experiência no combate à doença, informa os diretos das pessoas em tratamento e orientar formas de lidar com o câncer. Com o apoio de 12 amigas fundou o Grupo Reviver em 2012. A entidade filantrópica oferece apoio psicológico às mulheres em tratamento contra o câncer e promove caravanas no interior do Estado para realizar de exames de prevenção do câncer e palestras educativas.
Fonte: Mandato da deputada Cristiane Dantas