Vanessa critica oposição no debate sobre reajuste na tabela do IR  

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu, nesta quarta-feira (11), na sessão do Congresso Nacional, o reajuste da tabela do Imposto de Renda proposto pelo governo, a partir do acordo com os presidentes da Câmara e do Senado. 

Vanessa critica oposição no debate sobre reajuste na tabela do IR - Agência Câmara

Vanessa criticou a oposição e lembrou que, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o reajuste foi feito apenas no segundo mandato, por pressão do Congresso Nacional.

“Estou ouvindo pronunciamentos que têm o único objetivo de confundir a população. Não há nenhuma coerência com a prática”, criticou a senadora. “E ouvir aqui líderes da minoria dizer que é um absurdo (o reajuste da tabela do Imposto de Renda)? Absurdo é o que acontecia no passado! Vamos aprovar, sim, mais uma vez, o reajuste da tabela do Imposto de Renda”, conclamou Vanessa.

Segundo ela, os “partidos que querem promover um golpe neste país” afirmam que a tabela tem que ser reajustada de acordo com a inflação e a Medida Provisória encaminhada pelo governo federal faz exatamente isso.

A senadora afirmou ainda que, no governo Fernando Henrique Cardoso, apesar de a inflação ter alcançado quase 20% no primeiro mandato, o reajuste da tabela do IR veio apenas no segundo mandato e foi feito em 17,5% por pressão do Congresso.

Ela lembrou também que, na época, o governo, para compensar, aumentou a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das empresas de 1% para 3%.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Senado