Vanessa critica ofensas e reforça chamamento à unidade 

Ao repercutir o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff no domingo (8), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou as ofensas e xingamentos dirigidos à mandatária. E reforçou o chamamento à unidade do país para que se encontre meios para o Brasil superar a crise econômica mundial.

Vanessa critica ofensas e reforça chamamento à unidade - Agência Senado

“A livre manifestação no Brasil é aceitável e é legítima. O que não é legítimo é algumas pessoas – pessoas que compõem as elites – se dirigirem à presidenta da República, autoridade máxima deste país, de forma desrespeitosa, com palavras de baixo calão”, destacou a senadora, enfatizando que duas coisas não cabem numa democracia: o desrespeito ao ser humano e o golpismo. 

Para ela, no meio dessas manifestações, existem correntes políticas tentando pregar o retrocesso para a nação brasileira. “Eu lamento muito e tenho certeza de que, como eu, lamenta também a maior parte do povo brasileiro, um povo que soube se erguer contra um regime militar que durou mais de 20 anos, um povo que sabe se levantar para defender seus interesses, para defender a democracia, um povo que, sem dúvida nenhuma, saberá continuar se levantando para defender o Brasil.”

Em seu discurso no plenário do senado, Vanessa criticou os que não querem ouvir a presidenta, não expressam opiniões e nem querem diálogo. E criticou os que se negam a enxergar a real situação gerada pela crise econômica mundial.

Segundo ela, a crise econômica mundial que atinge todos os países – da Ásia à Europa, não é ficção. “Desde os idos de 2008, o mundo vive atolado numa crise que persiste, uma crise do capital, uma crise capitalista. O Brasil, até agora, como disse a presidenta Dilma, fez tudo o que pôde para que a Nação sentisse menos a crise, para que, principalmente, o povo brasileiro sentisse menos a crise”, destacou a parlamentar.

Chamamento à unidade

Para quem ouviu, ao invés de tentar abafar a voz da presidenta com xingamentos e ofensas, Dilma Rousseff fez um chamamento à unidade. “Estamos sendo chamados a debater a situação do Brasil e a buscar juntos a saída para o Brasil. Não é a saída para A ou B. É a saída para o Brasil, porque, quanto pior for a crise, pior será para o povo brasileiro. E tudo que quer a Presidente e que nós queremos é tentar fazer com que o Brasil atravesse rapidamente este momento difícil, sem que haja reflexos profundos contra aqueles que mais sofrem, que são os trabalhadores brasileiros.”

Ela também falou sobre os problemas relacionados com a Petrobras. “É óbvio que, quando uma empresa do tamanho da Petrobras, uma empresa que é a maior da Nação brasileira, passa pelos problemas por que está passando, isso traz reflexos também para a crise econômica.”

Na opinião da senadora, “o momento exige de todos nós muita unidade, inclusive daqueles que não apoiaram a Presidenta Dilma, porque o que está em jogo não é o seu mandato. Isso ninguém questiona. O que tem de ser questionado são as medidas que o Brasil precisa adotar para atravessar este momento de crise econômica e também de crise política.”

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier