Milhares vão às ruas no RJ em defesa da Petrobras e da democracia

Nesta sexta-feira (13) milhares de trabalhadores e trabalhadoras foram às ruas no centro do Rio de Janeiro para lutar contra o golpismo, defender a Petrobras e o mandato constitucional da presidenta Dilma Rousseff.

O início do ato aconteceu na histórica praça da Cinelândia, os manifestantes se concentraram com bandeiras e faixas, e entoaram diversas palavras de ordem. Representantes das diversas entidades, partidos, centrais sindicais, e organizações políticas presentes no ato, discursaram no carro de som lembrando a grande importância da luta para defender a Petrobras e a democracia nacional. Em seguida, os participantes do ato caminharam em direção à sede da Petrobras.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) promoveu uma forte mobilização de seus militantes e dirigentes e fortaleceu amplamente a ação.

O presidente do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, fez questão de salientar que: “Aqueles mesmos que querem derrubar Nicolás Maduro, Evo Morales, a Frente Sandinista, a Frente Ampla, agora querem derrubar Lula e Dilma. Mas não passarão, a América Latina está unida em defesa da Petrobras, em defesa do Brasil, da democracia e do trabalho”.

A líder da bancada do PCdoB na Câmara Federal, Jandira Feghali, também discursou e reforçou que: “Vamos dar continuidade a história democrática do Brasil, por mais indignados que estejam os golpistas, os derrotados na urna, por mais que eles tentem, com o apoio da mídia, interromper o estado democrático de direito e o mandato de Dilma Rousseff, eles não conseguirão, porque nós estamos nas ruas. Os cães ladram mas não mordem, eles vão ladrar e a caravana da democracia vai passar altiva e erguida, respeitando a soberania do voto popular que elegeu Dilma apesar da angústia e do desespero dos derrotados”.

O presidente estadual da CTB, Ronaldo Leite, lembrou a grande importância da mobilização da classe trabalhadora: “Vamos às ruas para reforçar a democracia, os empregos, a Petrobras, e para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. O ato de hoje é fundamental, bem como o conjunto de atividades que ainda vamos realizar, vamos promover uma ofensiva dos trabalhadores, da juventude e do povo. Uma ofensiva em defesa da democracia e dos direitos do povo trabalhador”.

O diretor de comunicação da União Nacional dos Estudantes (UNE), Thiago José Silva, também fortaleceu a ação e declarou que: “O movimento estudantil defende os valores democráticos e os interesses da sociedade e do Brasil como um todo. E hoje, este 13 de março, tem um papel fundamental na defesa do Brasil e da democracia brasileira”.

 

 

Do Rio de Janeiro,
Bruno Ferrari, para o Portal Vermelho