Audiência pública debate implantação de Universidade na Ibiapaba

A audiência pública para discutir a Instalação de um Campus Avançado na Região da Ibiapaba reuniu, na última sexta-feira (13), dezenas de lideranças e interessados no tema, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará.

A deputada estadual Augusta Brito (PCdoB), requerente da audiência pública, ressaltou a importância de um Campus na Região. “Com a instalação desse campus o jovem pode finalmente realizar o sonho de se profissionalizar para exercer uma profissão. Para mim tanto faz se for estadual ou federal, desde que seja pública, para dar oportunidade aos jovens de todas as classes sociais”.

Segundo o deputado Carlos Felipe (PCdoB), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, há um entendimento da Universidade Federal do Ceará (UFC) indicando que a Ibiapaba poderá ser contemplada, por ser uma região que tem crescido. “As outras regiões do Ceará estão todas contempladas. O vácuo que existe hoje é na Serra da Ibiapaba. Esse é um movimento de luta que não vem de agora e envolve várias lideranças daquela região”, disse Carlos Felipe.

Para Inácio Arruda, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Ibiapaba é um bom local em termos de produção e formação de pessoas. “Agora, temos que adequar esse desejo à situação e realidade atual, que é de contenção de recursos”, disse Inácio. O secretário informa que conversou com os reitores da UFC, Uece e IFCE, que se mostraram favoráveis à expansão para a serra.

Estiveram presentes na audiência os prefeitos da Região: Gadyel Gonçalves (São Benedio), Sérgio Rufino (IPU), Regivaldo (Guaraciaba), Antonio Onofe (Croatá) e Jean Azevedo (Tianguá). Além do vereador Gerardo Marques (representante da Frente Parlamentar da Ibiapaba), os deputados estaduais Carlos Felipe (presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia), Bruno Pedrosa e Sérgio Aguiar; o deputado federal Chico Lopes; o Secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; Glauber Augusto Lira (presidente do CONDERI); Ciro Nogueira Filho (pró-reitor da UFC), além de várias lideranças, estudantes e professores da Região da Ibiapaba.

Encaminhamentos

Diante da urgência da deputada Augusta Brito em agilizar o estudo de viabilidade, o prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) marcou, ainda durante a audiência, uma reunião no CETREDE a ser realizada nesta segunda-feira (16/03). A deputada se prontificou a marcar reunião com os reitores da UFC, UECE, UVA e SEBRAE.

Ficou acertado ainda que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) uma proposta com um estudo sobre a viabilidade técnica e acadêmica para a instalação de uma universidade na região.

Fonte: Assessoria da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB)
(com informações da Agência de Notícias da AL)