Centro Socorro Abreu e Habitafor realizam oficinas para mulheres

O Centro Socorro Abreu em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) realizou, durante a primeira quinzena de março, oficinas em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O público do encontro foi formado por mulheres residentes nos conjuntos habitacionais que são acompanhados pela Secretaria e os temas tratados foram titularidade feminina, enfrentamento à violência, participação e autonomia.

A secretária da Habitafor, Eliana Gomes, qualificou as oficinas como enriquecedoras, já que estiveram presentes diversas lideranças e os temas tratados são recorrentes nos habitacionais. "Tivemos evolução na política de habitação como é o caso da titularidade feminina e isso precisa ser difundido para as beneficiárias e instituições que trabalham com o processo de regularização fundiária de habitação de interesse social, como é o caso dos cartórios", considerou.

Ainda para a secretária, o aprofundamento da política habitacional sempre coloca em pauta a autonomia feminina como forma de superar injustiças sociais e de gênero. "Pensar em habitação popular é ter em foco que várias mulheres chefiam famílias. Então é preciso pensar em projetos de empreendedorismo, creches, sustentabilidade, ou seja, tudo que possa amparar e fortalecer a vida da mulher na sociedade", exemplificou.

Os encontros ocorreram no conjunto habitacional Casa e Renda, Dias Macedo, Planalto Universo, Casa do Cantador (Carlito Pamplona) e José Walter.

Fonte: Assessoria do Centro Socorro Abreu