Negociações sobre questão nuclear iraniana evoluem
Os Estados Unidos e países europeus realizaram, nesta segunda-feira (16), negociações com Irã em relação à questão nuclear, com o intuito de alcançar um acordo estrutural para a resolução da questão antes do dia 31 de março. Após a reunião, todos afirmaram que o diálogo foi positivo, o que aumenta a possibilidade de um novo acordo.
Publicado 17/03/2015 14:24

No mesmo dia, o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, visitou Lausanne, cidade da Suíça, e Bruxelas, capital da Bélgica. Em Lausanne, ele se reuniu com o secretário de Estado, John Kerry, e em Bruxelas, o chanceler iraniano se encontrou com a alta representante da União Europeia (UE) responsável pelas políticas diplomáticas e de segurança, Federica Mogherini, com o chanceler britânico, Philip Hammond, com o chanceler francês, Laurent Fabius, e com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.
As negociações entre o Irã e o Sexteto (os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Rússia, a China e a Alemanha) sobre questão nuclear prossegue nesta terça-feira (17).
Segundo a televisão nacional iraniana, as negociações realizadas no dia 16 resolveram várias divergências e deram maiores possibilidades para um novo acordo estrutural.
O país persa luta pelo direito de usar a tecnologia nuclear para questões energéticas. O Irã também garante, ao contrário do que dizem as nações do Ocidente, que seu programa tem fins unicamente pacíficos.
Fonte: Rádio China Internacional