Premiê israelense promete evitar a criação do Estado palestino

O premiê Benjamín Netanyahu apelou, nesta segunda-feira (16), para o voto dos setores mais reacionários de Israel ao assegurar que caso seja reeleito no pleito legislativo desta terça-feira (17), evitará a criação do Estado palestino.

Netanyahu - Kobi Gideon/GPO

Preterido nas pesquisa ante seus rivais da coalizão União Sionista (US), o chefe do gabinete tem apelado para suas tendências mais extremistas para equilibrar a balança.

À pergunta do site NRG "caso você ganhe as eleições é verdade que não haverá Estado palestino?", respondeu com um taxativo "É claro".

Ainda que a US, composta por trabalhistas, pelo partido Hatnua e por organizações árabes, apareça nas pesquisas com uma vantagem de quatro cadeiras a mais que o Likud de Netanyahu, isso não significa que poderá formar um governo.

A postura do chefe do gabinete israelense demonstra a futilidade do reinicio das conversas de paz com os palestinos, patrocinadas pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e suspensas em julho passado pela falta de vontade política de Telavive de chegar a um marco para o debate.

Fonte: Prensa Latina