Seguem combates no Nordeste de Myanmar
Fortes combates ocorreram na região nordeste do país, em Kokang, entre tropas e o insurgente Exército da Aliança Democrática com um saldo de vários mortos e feridos, segundo um boletim difundido, nesta quarta-feira (18), por fontes militares.
Publicado 18/03/2015 16:45

As forças governamentais bombardearam bases montanhosas nas cercanias da cidade de Laukkai e obrigaram uma retirada dos insurgentes.
Essas ações permitiram aos militares o domínio de colinas estratégicas, a um custo de 87 mortos e 218 feridos, de acordo com boletins oficiais, ao mesmo tempo em que os insurgentes sofreram 101 baixas mortais e 30 caíram nas mãos do exército.
Enquanto, em Yangon, a maior cidade myanmense, continuam as negociações entre o Governo e grupos étnicos armados, um de cujos acordos inclui a busca de fórmulas políticas para acabar com os conflitos.
Os interlocutores referiram-se aos combates que ocorrem na região de Kokang e no estado de Kachin.
Como consequência dos choques em Kokang, cerca de 60 mil pessoas abandonaram seus lares e cruzaram a fronteira para a China.
Em Myanmar há um conflito histórico entre as autoridades e as minorias étnicas que pedem maior autonomia.
Esses grupos levantados em armas, que representam 30% dos 53 milhões dos habitantes deste país do sudeste asiático, retomaram a beligerância após verem pouco avanço nas promessas do presidente Thein Sein, que em 2011 assumiu o cargo após um golpe de Estado.
Fonte: Prensa Latina