PCdoB em Salvador inicia debates sobre o projeto para 2016

O Comitê do PCdoB em Salvador deu a largada na elaboração do projeto político que pretende apresentar à cidade no processo eleitoral do ano que vem. Na manhã desta sexta-feira (20/3), os dirigentes municipais realizaram um seminário, no auditório do Sindicato dos Bancários, para discutir os cenários político, social, econômico e urbano da capital baiana e as possibilidades para as próximas eleições.

Uma das principais metas do partido para 2016 é conseguir reunir condições para disputar aPrefeitura de Salvador na linha de frente, como cabeça de chapa. Para este objetivo, um nome já é apresentado: o da deputada federal Alice Portugal, tradicionalmente uma das mais votadas na cidade. Segundo a presidenta do PCdoB-Salvador, Olívia Santana, essa é a hora de ousar.

“Queremos dar uma virada na vida do PCdoB em 2016 e a decisão política é de que precisamos ousar. A construção desse projeto vai se dar de forma criativa, ampla e fazendo o contraponto a essa gestão que aí está [do atual prefeito ACM Neto, do DEM]. Pra isso, queremos uma participação coletiva, não só dos militantes, mas da sociedade”, defendeu Olívia, na abertura do seminário.

No encontro, além de Olívia e Alice, também estiveram o presidente e a secretária de Organização do Comitê Estadual do PCdoB, Daniel Almeida e Daniele Costa, respectivamente; os vereadores de Salvador, Aladilce Souza e Everaldo Augusto; e a arquiteta e urbanista Tereza do Espírito Santo.

Daniel disse que vê com satisfação a preparação da caminhada do Comitê Municipal, apesar de considerar que a disputa deverá ser mais acirrada, devido ao atual momento, em que “setores tradicionais e golpistas estão em ódio”. “É nesse cenário que o PCdoB se apresenta como protagonista. Nos abrimos a esse projeto, que é necessário, e vamos nos apresentar como somos, com a nossa identidade”.

Postas as previsíveis dificuldades, Alice afirmou que está disposta, desde que a militância e os dirigentes abracem e trabalhem na mobilização em torno do projeto. “Temos que crescer com organização política e mostrar, com a experiência que temos, que a esquerda sabe governar. Vamos ter que fazer política mais do que nunca, para contagiar a cidade com a nossa esperança”.

Contraponto

Os dirigentes comunistas também discutiram a condução da administração municipal feita pelo prefeito e a avaliação é de que a gestão possui um perfil elitista, que não deu conta de diminuir as desigualdades sociais da cidade. Aladilce e Everaldo apresentaram informações que atestam a avaliação, como indicadores socioeconômicos que colocam Salvador entre as piores do Brasil.

“Salvador é uma cidade muito desigual. O PIB é um dos piores entres as capitais, a cidade está na briga pelo título da capital do desemprego e tem altos índices de violência. Mas nada disso aparece porque ACM Neto tem o apoio da mídia, pois ele possui uma rede de comunicação”, afirmou Aladilce. Tereza do Espírito Santo apontou, ainda, que na cidade existe uma lacuna na construção da cidadania e na inclusão política.

Por conta disso, a conclusão foi de que é preciso fazer um contraponto à gestão de ACM Neto, que deve tentar a reeleição. “Precisamos fazer uma movimentação contra o governo atual, que é autoritário. O prefeito não governa de portas abertas para a universidade, para os técnicos, para os trabalhadores, nem reconhece os conselhos municipais”, defendeu Everaldo Augusto.

Legislativo

O PCdoB-Salvador pretende, também, além de lançar candidatura própria para a disputa pelo Executivo, aumentar a bancada que possui na Câmara Municipal, em 2016, para fortalecer a presença no Legislativo. Atualmente, o partido possui dois vereadores.

Homenagens

Na oportunidade, o Comitê Municipal prestou uma homenagem a Carlos Valadares, militante histórico de PCdoB, que, depois de 35 anos na Bahia, volta a Minas Gerais, onde nasceu. Em nome do partido, Alice Portugal e Olívia Santana agradeceram as contribuições e a fidelidade de Carlos. “Mesmo nos momentos mais difíceis, ele não traiu a si mesmo nem ao partido”, contou Alice.

De Salvador,
Erikson Walla