PCdoB: Mais de noventa anos na luta e na defesa pelo Brasil

No dia 25 de março, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completará 93 anos e os comunistas estão mobilizados em todo país para a comemoração desta data bastante marcante. No Rio de Janeiro, o ato principal acontecerá na segunda-feira (23), às 18h, na Câmara Municipal de Niterói (município onde o Partido foi fundado).

O PCdoB foi fundamental na história de conquistas do povo brasileiro, esteve presente com muita garra e comprometimento em diversos momentos cruciais da sociedade brasileira. O Partido sempre caminhou ao lado do povo trabalhador e continuará a luta pelas conquistas da classe trabalhadora e pelo socialismo no Brasil.

O Partido Comunista do Brasil chega aos seus 93 anos e os militantes do Rio de Janeiro estão convidados a comemorar esse momento tão importante da história do Partido. O ato de comemoração em Niterói será realizado na Câmara Municipal da cidade (Av. Ernani Amaral Peixoto, 625, Centro) e contará com a presença de importantes lideranças e da militância comunista. Maria Prestes também estará presente e promoverá uma sessão de autógrafos.

O PCdoB também realizará atos de comemoração em diversos municípios do estado. O Partido na cidade de Resende foi o primeiro a realizar a ação comemorativa pelos 93 anos, o ato aconteceu na Câmara Municipal da cidade na última quarta-feira (18).

O presidente estadual do Partido, João Batista Lemos, salientou a história do PCdoB e as conquistas do povo brasileiro:

“Temos muito orgulho de falar da história do Partido Comunista do Brasil porque ela se confunde com a história de luta do povo brasileiro pela soberania nacional, pela democracia, e pela justiça social. O PCdoB tem como seu objetivo principal a luta pelo socialismo no país, mas temos plena consciência de que a luta pelo socialismo se origina na luta do povo brasileiro, é a construção de um socialismo com a cara e a cultura do Brasil e que passa pela defesa de um projeto nacional de desenvolvimento. Nós constituímos uma frente popular e tivemos uma grande conquista em 2002 com a vitória de Lula, aí se iniciou um novo ciclo de mudanças em nosso país, e o PCdoB teve uma participação protagonista. Hoje estão querendo interromper esse processo, pois o Brasil constrói as condições para um novo projeto de desenvolvimento com soberania nacional, valorização do trabalho, distribuição de renda e sustentabilidade ambiental; é isso que eles querem interromper e por isso que o momento é de muita unidade, de união das forças de esquerda e de construção de uma frente ampla para barrar essa sanha golpista e continuar avançando na luta pela transformação social em nosso país (…)”.

Batista ainda fez questão de lembrar a intensa luta dos comunistas perseguidos na batalha pela liberdade democrática:

“Na nossa luta pela democracia e pelo Brasil, muitos de nossos (as) camaradas foram perseguidos (as), torturados (as) e assassinados (as). O PCdoB sempre honrará a luta dos (as) camaradas que tombaram na batalha por liberdade e pelo socialismo neste país”.