Brasil decide aderir ao Banco Asiático de Investimento

O Brasil anunciou na noite da sexta-feira (27), que aceitou o convite da China para aderir ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII) na qualidade de país fundador.
De acordo com um comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil está “bem interessado” em participar deste projeto que visa criar um fundo para financiar a infraestrutura na região asiática. 

Iuan China

A declaração também apontou que a adesão não precisa de nenhuma condição adicional.

A China e outros 20 países assinaram um memorando em Pequim em outubro do ano passado, anunciando a criação do BAII. Esta organização financeira internacional, criada por iniciativa chinesa, visa dar mais apoio financeiro para o desenvolvimento da infraestrutura na região da Ásia-Pacífico.

No dia 28, o primeiro vice-primeiro ministro da Rússia, Igor Shuvalov, que está na China para assistir ao Fórum de Boao para a Ásia, anunciou que a Rússia decidiu integrar o Banco Asiático de Investimento em Infra-estrutura (BAII).

Antes do Brasil e Rússia, o Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo, Suíça, Turquia, Coréia do Sul e Áustria anunciram a intenção de aderir do banco como membros fundadores. Para o jornal britânico Finnancial Times, o fenômeno de os aliados dos EUA se integrarem no BAII, independentemente da pressão morte-americana, significa que os interesses comerciais são mais importantes do que a aliança com os estadunidenses.

Fonte: Diário do Povo Online