Edgar Linhares: Chico Lopes lamenta a perda do educador cearense

O deputado federal e professor Chico Lopes (PCdoB), que foi aluno de Edgar Linhares, presta homenagem ao grande educador cearense. Lamentando o falecimento do professor Edgar, noticiado no último sábado (28/03), Chico Lopes ressalta que a educação brasileira perdeu uma de suas grandes referências, um exemplo de olhar diferenciado para a relação professor-aluno, na sala de aula e fora dela.

“Edgar Linhares foi um professor muito marcante na minha vida. Devo a ele grande parte da minha decisão de ser professor. Foi uma pessoa que em mais de 60 anos de sala de aula nunca deixou de todo dia se dedicar à educação como a questão principal da vida”, testemunha Lopes. “Fui aluno dele, depois me tornei colega, no Senac. Perdemos hoje um nome muito importante para a educação brasileira, e nos solidarizamos com os familiares, amigos, professores e alunos”, aponta.

Entre as lembranças da longa convivência com Edgar Linhares, o deputado destaca um episódio que foi fundamental para a própria reflexão sobre a relação professor-aluno. “A primeira excursão que eu tive como estudante foi no término do curso de auxiliar de escritório no Senac. O professor Edgar foi com a gente a Recife, de trem. Éramos uns 10 alunos, por aí, todos do Senac. A gente estudava duas horas e meia e passava o restante na empresa, sem perda de salário. E o Edgar parecia o pai de todos nós. Era o tempo todo com a gente, ficava junto, conversava com a gente, nos levou aos melhores museus de Recife, em uma viagem cultural”, recorda.

“Isso me fez refletir, depois de tantos anos, quando me tornei professor, sobre a relação entre professor e aluno. Também me tornei coordenador de excursão, com os alunos do terceiro ano de Contabilidade, indo para Brasília, com os alunos do Colégio Joaquim Nogueira, indo pra Recife… Tudo isso aprendi antes com ele. A vida do professor tem que ser ligada à do estudante. Essa é uma lição fundamental e que precisa ser relembrada nos dias de hoje, em que temos tantos desafios nessa relação”, acrescenta Chico Lopes.

“Edgar Linhares não foi só professor da sala de aula. Foi da sala de aula, mas muito também fora da sala, em um relacionamento social, de credibilidade entre um e outro. Essa interação é um trabalho de confiança mútua e de compreensão. Essa é uma questão que continua um desafio para os professores e para a educação hoje em dia. Além de toda a contribuição como professor, integrante do Ministério da Educação e presidente do Conselho de Educação do Ceará, Edgar Linhares nos ensinou muito sobre como ser um professor de verdadeira confiança com o aluno”, complementa Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)