Lopes lança Comitê da Educação defendendo avanços no setor 

O Comitê da Educação, integrante da Campanha Chico Lopes 6565 – Deputado federal, será lançado nesta quinta-feira (7), às 19h, na Avenida da Universidade, 2334, Benfica, em Fortaleza (CE). O Comitê defende a ampliação dos avanços obtidos no setor, nos últimos anos, quando o Ceará se tornou referência nacional por melhorias obtidas na gestão de Izolda na Secretaria de Educação.

Lopes lança Comitê da Educação defendendo avanços no setor - blogdodiáriodonordeste

Professores, estudantes, educadores, gestores escolares, lideranças sindicais da educação, líderes estudantis, trabalhadores da educação e pais de alunos estão unidos em torno do apoio à candidatura de Chico Lopes à reeleição para deputado federal.

O Comitê da Educação ressalta a história de Chico Lopes em defesa dos professores, estudantes, das políticas públicas de educação e de mais investimentos públicos no setor educacional, e os compromissos de luta para os próximos quatro anos, em favor da continuidade dos avanços e da busca de novas conquistas.

Professor até hoje cumprimentado diariamente nas ruas por vários ex-alunos e parentes de ex-alunos, Chico Lopes é o autor das emendas que garantiram o direito a 1/3 da carga horária dos professores para planejamento e o direito a financiar o valor integral de curso universitário pelo FIES (Fundo de Investimento do Ensino Superior ).

Também é o autor da lei do material escolar, que proibiu as escolas particulares de exigirem itens de uso coletivo, nas listas de material. A lei ganhou destaque nacional e já valeu
para a compra de material no começo deste ano, beneficiando pais e alunos em todo o Brasil.

Durante o lançamento do Comitê da Educação, será lançado o Manifesto pela Educação. O manifesto estabelece reivindicações e bandeiras a serem defendidas nos próximos quatro anos e estará disponível para a adesão de todos que se interessam pela qualidade da educação no Ceará e no Brasil.

Entre as bandeiras defendidas no Manifesto da Educação estão: garantia de reajuste anual do piso salarial dos professores, no percentual previsto pela lei do piso nacional; luta pela ampliação das vagas para os cursos de mestrado e de doutorado; fiscalização do Governo Federal para implementação das ações e cumprimento das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE); luta por mais escolas públicas de tempo integral e defesa de políticas públicas para promoção da saúde do professor.

Da Redação em Brasília