PCdoB-RJ comemora 93 anos em jantar e reúne importantes lideranças

 Na última segunda-feira, 30 de março, o comitê estadual do PCdoB no Rio de Janeiro promoveu um jantar de adesão em comemoração aos 93 anos do Partido Comunista do Brasil.

Na última segunda-feira, 30 de março, o comitê estadual do PCdoB no Rio de Janeiro promoveu um jantar de adesão em comemoração aos 93 anos do Partido Comunista do Brasil.

 

O jantar foi realizado na churrascaria Estrela do Sul, no bairro de Botafogo, e reuniu diversas lideranças políticas e sindicais, parlamentares, intelectuais, acadêmicos, dirigentes partidários e representantes dos movimentos sociais, entidades e organizações. Todos saudaram a importante marca de 93 anos de luta dos comunistas no Brasil.

 

O presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos, recebeu os participantes do jantar, agradeceu o apoio e a presença de todos, e fez questão de ressaltar a trajetória histórica de luta do Partido Comunista do Brasil. Batista também salientou que:

 

“O momento é de construir uma frente ampla pelo desenvolvimento e pela democracia em nosso país. Continuando a luta para valorizar o trabalho e distribuir renda. Esse jantar tem o objetivo de comemorar os 93 anos de luta e de história do partido, e nós queremos resgatar essa história, muitos e muitas morreram, deram suas vidas para que nós pudéssemos chegar até aqui”.

 

O líder dos comunistas continuou reforçando o lançamento da campanha pela sede própria do partido no Rio de Janeiro:

 

008

 

“Nesse jantar também temos o objetivo de lançar a campanha pela sede própria do PCdoB-RJ onde funcionará a direção estadual e a direção municipal, e nós queremos que essa sede seja também um ponto de encontro da esquerda, dos movimentos sociais, e das forças democráticas de nosso estado”.

 

Em seguida, o secretário nacional de organização do PCdoB, Walter Sorrentino, representando o Comitê Central comunista, falou aos presentes no jantar e destacou que:

 

 DSC0225

 

“O PCdoB viveu uma grande jornada de luta, sobretudo, na luta pela liberdade. E isso fez com que nós comunistas tivéssemos o maior apreço, um enorme respeito pelos amigos e aliados. O Partido Comunista do Brasil tem uma trajetória de 93 anos, e o PCdoB em meio ao movimento comunista internacional, constituído possivelmente por mais de 150 partidos no mundo, foi o partido que mais tempo viveu na ilegalidade e na clandestinidade perseguido. Portanto, nós valorizamos muito a liberdade e atribuímos nossa sobrevivência de 93 anos essencialmente à coerência, à coerência da defesa da soberania nacional, do desenvolvimento, à coerência em defesa da democracia, do progresso social, do direito dos trabalhadores e das camadas mais humildes da nossa população”.

 

A deputada estadual do PCdoB, Enfermeira Rejane, também esteve presente e afirmou que:

 

“Tenho muito orgulho de pertencer a este partido com 93 anos de muita luta, construção e responsabilidade. O momento é de unidade, e nossa militância tem essa responsabilidade”.

 

 DSC0245

 

O presidente da FINEP e membro do Comitê Central do PCdoB, Luiz Fernandes, esteve no jantar e destacou que:

 

“O PCdoB é o partido político mais antigo em funcionamento no Brasil, com uma longa tradição e com ativa participação em toda vida política nacional desde sua fundação”.

A deputada federal Jandira Feghali, enviou mensagem ao evento, justificando a ausência por estar cumprindo tarefa partidária em Brasília juntamente com Renato Rabelo 

Importantes lideranças políticas como Roberto Amaral, Pedro Paulo, Washington Quaquá também fizeram uso da palavra e saudaram a trajetória de luta do Partido Comunista do Brasil. Maria Prestes também esteve presente, discursou e saudou a história do PCdoB, e realizou uma sessão de autógrafos em seu livro “Meu Companheiro”.

 

2222

 

Estiveram presentes no jantar do PCdoB nomes como Carlos Levi, reitor da UFRJ; Antônio Ledo, vice-reitor da UFRJ; Jailson Cardoso; Epitacio Brunet; Renato Lessa; Pablo Vasquez, presidente do CREMERJ; Maria Tyrrel, presidenta do COREN; Ana Rocha, secretária municipal de políticas para as mulheres do Rio de Janeiro; Jayme Cardoso, presidente da NUCLEP; Celson Cunha, presidente do Planetário; Jorge Bermudez, vice-presidente da FIOCRUZ; Carlos Henrique Carvalho (OAB), Luiz Carlos Prestes Filho; Ronaldo Leite, presidente da CTB-RJ; Ronaldão (SINTECT); Jesus (SindMetal); Tayná Paolino (UEE-RJ), Sônia Latgé (UBM); os secretários municipais de Belford Roxo, Edmilson Valentim e Wagner Turques, e a secretária de Ciência e Tecnologia de Belford Roxo, Dilceia Quintela; entre outras importantes lideranças políticas.