Secitece e Petrobras discutem parcerias com instituições de pesquisa

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o diretor de Biodiesel da Petrobras Biocombustíveis, Alberto Oliveira Fontes Júnior, visitaram, nesta semana, o Parque de Desenvolvimento Tecnológico do UFC (Padetec) e a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), que possuem pesquisas na área de biocombustíveis e podem formalizar parcerias com a Petrobras para fornecimento do produto.

No Padetec, o pesquisador Osvaldo Beserra Carioca apresentou os laboratórios que hoje produzem biocombustíveis a partir de diversas fontes, como de microalgas. O professor mostrou ainda um espaço utilizado para transformação de efluentes em biogás.

Já no Nutec, o presidente Francisco Magalhães apresentou projetos relevantes desenvolvidos na área de biocombustíveis, como o Biopeixe e o Biolubrificantes. Ainda no Nutec, o diretor da Petrobras conheceu o trabalho de pirólise, que transforma a matéria orgânica em bioóleo, biogás e biocarvão.

Biopeixe do Nutec

A convite de Inácio Arruda, Antonio Fontes visitou o Laboratório de Biocombustíveis Professor Expedito Parente e o protótipo da máquina de extração de óleo de peixe, construída em parceria com a empresa EKIPAR, incubada no Nutec.

É da Fundação a patente para transformação de óleo de peixe em biocombustíveis. Segundo o gerente de Tecnologia de Alimentos e Química, Jacskon Malveira, o projeto Biopeixe, que teve inicio em 2008, saiu da fase de pesquisa, foi para a fase de bancada e já concluiu o protótipo do equipamento que extrai óleo das vísceras de peixe que serve de matéria prama para a conversão em biocombustível.

O diretor da Petrobras Biocombustíveis garantiu a compra do óleo gerado a partir da iniciativa do Nutec. Reuniões anteriores com representantes da Petrobrás Biocombustíveis e Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará já trabalhavam na intenção de levar o equipamento para a comunidade de Curupati Peixes, no município de Jaguaribara (CE) onde haverá os testes em campo. Atualmente, um galpão está sendo construído pela comunidade para abrigar a máquina.

Biocombustíveis

Os projetos do Padetec e do Nutec apresentam alternativas ao uso de óleos e lubrificantes produzidos a partir de derivados do petróleo. Os biocombustíveis são feitos com matéria-prima renovável animal ou vegetal, como a gordura de peixe, no caso do óleo, ou a base de sementes oleaginosas, como a mamona, no caso dos biolubrificantes. A iniciativa dá uma destinação adequada aos resíduos gerados e ainda oportuniza a geração de renda para comunidade com a venda do produto.

Fonte: Assessoria da Secitece