Nível do volume morto do Sistema Cantareira fica estável

O nível do volume morto do Sistema Cantareira ficou estável nesta sexta-feira (3). A Sabesp informa que os reservatórios estão com 19,2% da capacidade. Ainda não foram registradas chuvas na região do manancial neste mês. Porém, nas últimas semanas o sistema teve aumento sucessivos no volume de água.

Reserva técnica do sistema cantareira

No entanto, a partir da marca atual, o nível das represas ainda precisa subir 10 pontos percentuais para atjngir a primeira cota do volume morto. A reserva técnica, que fica abaixo das comportas, começou a ser bombeada em 16 de maio do ano passado.

A operação para o uso do volume morto foi necessária quando o volume útil dos reservatórios se esgotou. Com isso, o sistema teve um acréscimo de 182,5 bilhões de litros (18,5% do total).

Nos outros cinco sistemas que abastecem a Grande São Paulo, quatro tiveram queda nos níveis. O Alto Cotia perdeu 0,2 ponto percentual e está com 64,8% da capacidade. O Rio Grande caiu 0,1, ponto percentual, ficando com 43,1%. O Alto Tietê também perdeu 0,1 ponto percentual e registra 22,5% da capacidade. O Sistema Rio Grande teve queda de 0,4 pontos percentuais e tem 96,6% da capacidade.

O Sistema Guarapiranga permaneceu estável com 84,9%.

Do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil