Dilma se reúne com lideranças da Frente Nacional dos Prefeitos

A presidenta Dilma Rousseff se encontrará nesta quarta-feira (8) com representantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em Brasília. A entidade realiza o 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, com a participação de mais de 400 prefeitos de todo o país.

José Fortunati prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos

A reunião contará com uma comitiva de 14 prefeitos, liderada pelo atual presidente da FNP, José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, licenciado do PDT, e por Márcio Lacerda (PSB), prefeito de Belo Horizonte, que assumirá o comando da entidade.

Na agenda estão três temas prioritários: a renegociação das dívidas dos municípios com a União, o subfinanciamento da Saúde e as desonerações para o transporte público urbano.

Evento de prefeitos

Um dos principais assuntos em pauta no evento dos prefeitos é a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina que as prefeituras quitem as dívidas de precatórios até 2020. As prefeituras, que hoje destinam cerca de 3% do orçamento ao mês para quitar os débitos, teriam que aumentar essa parcela para 9%.

O secretário-geral da FNP, Luiz Marinho (PT), prefeito de São Bernardo, critica o STF e pretende obter ajuda do Congresso. “Eles [ministros do Supremo] resolveram fazer algo que não compete ao STF, que é legislar. A solução que estamos trabalhando é discutindo com o Parlamento para fazer uma nova emenda constitucional para poder resolver essa situação", defendeu Marinho. O encontro vai também eleger a próxima diretoria da Frente Nacional de Prefeitos.

Do Portal Vermelho, com informações de agências