Senado fará sessão para homenagear povos indígenas 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu, nesta quarta-feira (8), representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), acompanhados de parlamentares da região Norte, quando foi confirmada a realização de uma sessão solene para homenagear os povos indígenas na próxima quinta-feira (16). O Dia do Índio é comemorado no dia 19.

Senado fará sessão para homenagear povos indígenas - Agência Senado

O presidente do Senado também foi convidado a visitar o acampamento que será montado diante do Congresso na próxima semana. A população indígena no Brasil, estimada em cerca de 800 mil pessoas, será representada por pelo menos 1.500 lideranças, mobilizados em Brasília, no período de 13 a 16 de abril próximo, no 11o Acampamento Terra Livre.

Os representantes dos índios se mostraram preocupados com a condução da política indígena e pediram a atenção do presidente do Senado para projetos que os afetam. A maior preocupação é em torno da demarcação de terras.

De acordo com Sônia Guajajara, que participou do encontro, os povos indígenas também manifestaram preocupação com a votação do Marco da Biodiversidade, cujo texto-base foi aprovado esta semana no Senado. Os povos indígenas apresentaram 120 sugestões diferentes para o Marco da Biodiversidade.

Marco da Biodiversidade

A análise do projeto prossegue na próxima semana com votação dos temas polêmicos. Os povos indígenas querem garantias no texto da repartição de benefícios do conhecimento tradicional pelas empresas de fármacos, cosméticos, limpeza, química e agronegócio.

A chamada Coalizão Empresarial pela Biodiversidade tenta convencer os senadores de que o projeto é resultado de um “consenso possível” e de que é um avanço para a pesquisa no País. “Infelizmente, esse acordo se deu com pressão do setor empresarial”, criticou Guajajara, durante as discussões sobre o Marco da Biodiversidade.

Na mesma ocasião, o relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente, Jorge Viana (PT-AC), admitiu que a correlação de forças no Senado é muito desfavorável aos direitos de povos indígenas e tradicionais e de pequenos agricultores. Mas informou que pode acatar algumas das propostas de modificação no texto do projeto.

Leia também:
Senado aprova texto base da lei da biodiversidade

Do Portal Vermelho
De Brasília, com agências