Lula e Temer discutem reforma política

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Michel Temer (PMDB), recém nomeado para liderar a articulação política do governo, encontraram-se nesta quinta-feira (9) para tratar de reforma política. O encontro aconteceu na sede do Instituto Lula, em São Paulo (SP).

Lula e Temer - Instituto Lula

“Encontrei nele (Lula) um entusiasmado pela reforma política”, expressou Temer aos jornalistas após deixar a reunião. Segundo ele, o encontro faz parte de uma série de visitas previstas a líderes partidários e presidentes de partidos.

A intenção é avançar com a pauta da reforma política, atendendo a um pedido da relatoria da comissão que trata sobre o tema na Câmara. “É preciso enfatizar a tese de que é fundamental fazer uma reforma”, argumentou.

A convite da presidente Dilma Rousseff e com o apoio de Lula, Temer assumiu esta semana as atribuições da articulação política do governo, que estavam sob responsabilidade do ministro Pepe Vargas, das Relações Institucionais.

Durante entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a presidenta Dilma afirmou que Temer tem "imensa capacidade para o diálogo" e assegurou que sua "autonomia está dada".

"Ele também tem uma imensa capacidade para o diálogo, para construir consenso e para construir toda a relação necessária com uma coalizão com a envergadura da nossa”, enfatizou a presidente.

Temer disse que pretende estudar, juntamente com a presidenta Dilma Rousseff, a indicação de nomes para compor o segundo escalão do governo. “A presidenta me deu poderes para tanto. Evidentemente, que eu sempre conversarei com ela, trocaremos ideias. Afinal, ela é a presidenta da República”, justificou.

Do Portal Vermelho, com informações de agências