China: construções nas ilhas e recifes do Mar do Sul são necessárias 

A porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, expressou nesta quinta-feira (9) profunda insatisfação com alguns países que sustentam um duplo critério em relação às obras nas ilhas e recifes do Mar do Sul da China.

ilha china

Ela reiterou que o fato de a China realizar construções em seu próprio território, é problema do país, portanto são desnecessárias as observações irresponsáveis dos outros, salientando que o reforço em infraestruturas nas ilhas e recifes são necessidades civis.

"A China possui uma soberania incontestável sobre as ilhas de Nansha e suas águas adjacentes," defendeu a diplomata. Ela ressaltou que as construções referidas são justas, razoáveis e legais, que não afetam nenhum país e nem têm eles como alvo.

Quanto aos comentários negativos de alguns países, Hua Chunying reafirmou que a China persiste no caminho do desenvolvimento pacífico e adota políticas de caráter defensivo. Por fim, a porta-voz enfatizou que a proteção da paz e da estabilidade no Mar do Sul correspondente aos interesses da China e que o país está disposto a resolver as divergências com os envolvidos por meios de negociações e consultas.

Fonte: Diário do Povo online