Patrus Ananias ressalta importância da função social da terra

A convite da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, palestrou, nesta sexta-feira (10), para alunos da instituição. A apresentação faz parte do 1º Fórum de Direito Ambiental e Minerário da PUC-MG, evento promovido pela universidade.

Palestra do Patrus Ananias na PUC Minas - Rômulo Serpa/MDA

O ministro ressaltou a importância de fazer cumprir o princípio da função social da propriedade, ou seja, usar a terra em benefício coletivo. “Esta é a grande reflexão que nós devemos fazer hoje, especialmente a juventude e as faculdades de direito. Quero dizer que nós estamos propondo a iniciação de um grande debate sobre a questão da terra, a função social da terra. A terra sobre a qual vivemos, sobre a qual nós nos edificamos, de onde vem o nosso alimento, de onde brotam as nascentes e onde estão os minérios”, afirmou.

Patrus destacou a conexão entre cidade e meio rural como essencial para o desenvolvimento do país. “Também queria lembrar que há uma conexão entre o urbano e o rural. Nas cidades, a gente consome aquilo que o campo produz, as águas que nós bebemos são das mesmas nascentes. A questão da moradia urbana é a questão do acesso à terra para os agricultores que não têm acesso a ela”, disse.

Professor licenciado da PUC-MG, Patrus Ananias é docente da faculdade de direito desde 1979. O convite para a palestra foi feito pelo Diretório Acadêmico de Direito à Liberdade da PUC-MG.

Fonte: MDA