Inclusão de produtos da agricultura familiar em escolas começa no Pará

Promover a inclusão de produtos alimentares da agricultura familiar local na alimentação escolar da região nordeste paraense. Com este objetivo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Pará (Cecane – UFPA) realizam, nesta quarta-feira (15), na UFPA em Belém, o lançamento do Projeto Nutre Cecane Mais Gestão.

Alimentos da agricultura familiar - MDA

De acordo com coordenador de Comercialização da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Igor Teixeira, o grande mérito do projeto é o alinhamento da demanda com a oferta. “Por meio das equipes de nutrição do Cecane, busca-se a construção de cardápios mais alinhados com a produção local e sua safra, diversidade e quantidade. O MDA pretende qualificar esse aspecto sem perder de vista a oferta local de produtos da agricultura familiar”, explica.

O Projeto Nutre é uma iniciativa do MDA, desde 2009, que visa aproximar os gestores das secretarias de Educação municipais e estaduais e os agricultores familiares e suas organizações econômicas para vender seus produtos para a alimentação escolar. Esta é a primeira vez que um Cecane participa neste processo.

A Região Norte do Brasil possui especificidades geográficas, como extensão territorial, rios, matas, que tornam o processo de implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) um desafio. Para Teixeira, a parceria com o Cecane é estratégica para o fortalecimento das aquisições da agricultura familiar local. “Conhecer as particularidades da produção local, suas dificuldades e condicionantes, ao mesmo tempo em que se reconhece o potencial latente de transformação da alimentação escolar que essa produção agrícola, extrativa regional e local é capaz de produzir, nos desafiam à institucionalização de parcerias e a geração de estratégias que viabilizam a compra pelo Pnae. A experiência acumulada pelo Cecane é chave para tudo isso”.

Durante o evento, está prevista a realização de oficinas para estimular o debate sobre abastecimento agroalimentar a partir da demanda do mercado institucional do Pnae; orientar e esclarecer dúvidas sobre as atividades a serem implementadas; bem como a seleção dos 12 municípios que serão contemplados no Projeto.

Participam das oficinas, que serão realizadas nesta quarta (15) e quinta-feira (16), toda a equipe técnica do projeto, membros do MDA e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Projeto Nutre Cecane Pará

O Projeto será executado pela UFPA, com financiamento do MDA no valor de R$ 777 mil e terá duração de um ano. Paralelamente, a SAF/MDA atua junto à gestão de cooperativas no Estado do Pará de forma a qualificá-las para atender ao mercado.

O Projeto Nutre Cecane tem como objetivo contribuir com o aumento do percentual de compra dos gêneros alimentícios da agricultura familiar, por parte das entidades executoras do Pnae, visando atingir o percentual mínimo de 30%, previstos no artigo 14 da Lei 11.947/2009.

Fonte: MDA