Jô Moraes e embaixador do Equador discutem comércio e política 

Reforçar os laços entre os parlamentos brasileiro e equatoriano e estreitar as relações entre as Comissões de Relações Exteriores dos países-membros do Parlasul. Estes foram os temas que nortearam a conversa com da presidenta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), com o embaixador do Equador, Horacio Sevilla-Borja, nesta quarta-feira (15).  

Jô Moraes e embaixador do Equador discutem comércio e política - Cláudia Guerreiro

“A Unasul é elemento fundamental na manutenção da democracia na região”, afirmou o embaixador, enquanto explicava a importância do fortalecimento de outros organismos multilaterais como o Mercosul e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e seus processos de negociação com a União Europeia (UE) e os Estados Unidos.

Jô Moraes confirmou a importância desses organismo de integração da América Latina e Caribe e manifestou interesse em um encontro de parlamentares do Mercosul – o Parlasul, que englobasse as Comissões de Relações Exteriores participantes do grupo.

Manta-Manaus

Horacio Sevilla-Borja apresentou o projeto equatoriano do Porto de Manta, o mais profundo da costa sul do Pacífico, que criaria a Rodovia Manta-Manaus (Ruta Manta-Manaus) para escoamento da produção da Zona Franca de Manaus para o mercado asiático. Com isto reduziriam-se custos e tempo. Atualmente a produção brasileira, escoada via Canal do Panamá, leva 45 dias para alcançar a Ásia. Com o novo porto este prazo cairia para 20 dias.

Esta semana, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu, em discurso no plenário do Senado, o Projeto Manta-Manaus — um corredor fluvial e rodoviário que ligará Manaus ao Porto de Manta, no Equador.

“Creio que o Projeto Manta-Manaus deve fazer parte da lista de prioridades do governo federal. Hoje nós vivemos dificuldades econômicas, mas são dificuldades passageiras. Não tenho dúvida nenhuma da capacidade do Estado brasileiro de superar esse momento difícil para que, na sequência, possamos retomar os projetos que nos ajudem a alavancar a economia”, afirmou a senadora.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. CREDN