Prefeitura de Fortaleza anuncia concurso público para professores

A Prefeitura de Fortaleza anunciou, na última quinta-feira (16/04), 1.679 vagas de concurso público para professores da rede municipal, das quais 940 são para pedagogos e 739 para áreas específicas. A Lei pedindo a abertura do edital de concurso público será encaminhada para a Câmara Municipal de Fortaleza.c

O anúncio aconteceu no antigo prédio da Escola Brasil, onde serão iniciadas as obras da Academia do Professor, destinada à capacitação, lazer e saúde dos docentes. Na ocasião, também foram empossados os novos membros do Colegiado dos Diretores, que vai permitir maior interação e diálogo da Prefeitura com toda a comunidade escolar.

“A ideia é que a gente possa substituir professores que atualmente tem um trabalho precário e terceirizado, em regime de substituto, por professores efetivos e concursados vinculados ao Município. Além disso, estamos convocando hoje cerca de 400 assistentes de ensino infantil”, afirmou o Prefeito Roberto Cláudio. Vinte Centros de Educação devem ser inaugurados até dezembro e mais sessenta até o final da gestão. Durante a solenidade, o Prefeito divulgou ainda que será assinada ordem de serviço destinando R$ 10 milhões para melhorias do parque escolar da cidade. 60% desse valor será entregue aos Distritos de Educação, que devem decidir quais são as demandas prioritárias de cada Regional.

A obra da Academia do Professor tem previsão de 10 meses e contará com salas de aula, academia, spinning, artes marciais, biblioteca, consultórios para médicos, psicólogos e fonoaudiologia, quadra poliesportiva e piscina. O secretário da Educação, Jaime Cavalcante, explicou que o equipamento é o primeiro de posse da Prefeitura para realizar capacitação dos professores. “É um conjunto de ações para valorizar o professor. Nunca se investiu tanto em educação na cidade como agora”, pontuou. O investimento total da obra é de R$ 3.349.309,83.

Conforme o professor da escola Terezinha Parente do bairro Lagoa Redonda e membro do Colegiado de Diretores, Adriano Nascimento, a Academia é um espaço fundamental para os docentes. “Esse é ambiente pensado exclusivamente para os professores, para cuidar da nossa saúde física e mental. É um equipamento que dá um toque especial da gestão nesse olhar para a nossa categoria, que busca sempre melhorar a qualidade da educação dentro da sala de aula”.

Empossados, os 38 diretores membros do Colegiado dos Diretores, juntamente com os Coordenadores de Distritos, atuarão de forma participativa e sistemática com o objetivo de estreitar e fortalecer o diálogo contínuo com as unidades escolares, sendo mediadora das decisões sobre os atos e processos educacionais. “Será um espaço para a gente discutir avanços, desafios da supervisão da gestão escolar da cidade. Trará mais autonomia e poder de decisão aos membros, trazendo-os para perto da gestão”, disse o Prefeito.

Segundo o diretor da escola municipal Padre Antônio Monteiro da Cruz, do bairro Jardim Fluminense, Edinaldo Guimarães, o Colegiado mediará as demandas de quem está na ponta. “Com isso a gente tem uma parceria e troca de ideias mais próxima, pois nós temos as vivências para dizer quais são as melhorias que devem ser realizadas em prol dos alunos”, disse.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza