Putin exige respeito a interesses da Rússia por parte do Ocidente

O presidente Vladimir Putin advertiu, nesta quinta-feira (16), que a Rússia não terá um papel de vassalo de nenhuma superpotência e exigiu ao Ocidente respeito a seus interesses nacionais, como premissa para uma restauração das relações danificadas.

Vladímir Pútin

“Não fomos nós que prejudicamos as relações e sempre apostamos em vínculos normais com todos os estados, do oriente ao ocidente’, afirmou Putin ao ser perguntado em relação a uma possível retomada dos acordos com a Europa e os Estados Unidos”.

Ele insistiu que uma normalização das relações passa pelo respeito a Rússia e a seus interesses. “Rússia não será fará vassalagem”, enfatizou.

“Chama a atenção a pretensão das superpotências à exclusividade e por considerarem-se único centro de forças no mundo. Eles não precisam aliados, mas sim de vassalos”, disse referindo-se, especialmente aos Estados Unidos.

O político afirmou que sob esse sistema de relações a Rússia não pode existir, mas reafirmou a vontade de seu país de estar aberto sempre à cooperação internacional, inclusive com o Ocidente, apesar da posição de alguns países.

“Vamos cooperar com todos aqueles que queiram trabalhar conosco, com as estruturas do empresariado que não temem as represálias políticas, com as pessoas dos âmbitos humanitários e da arte”, assegurou o líder russo.

Fonte: Prensa Latina