Cuba comemora 54 anos da vitória sobre força invasora

Cuba celebra neste domingo (19) o 54º aniversário de sua vitória sobre uma força invasora integrada por 1.500 homens, equipada, treinada e financiada pelo governo dos Estados Unidos.

CIA segue ocultando documentos sobre a Invasão da Baia dos Porcos - Arquivo

A cerimônia tem por sede a localidade de Playa Girón, situada do lado direito da Baía dos Porcos , ao sul da província de Matanzas e a 180 quilômetros a sudeste de Havana, último reduto dos invasores derrotados em menos de 72 horas.

Moradores de Ciénaga de Zapata, cenário daqueles combates em abril de 1961, participam no ato que tem a presença de milicianos, oficiais e militares que participaram naquelas ações combativas.

Como parte das atividades para saudar a data comemorativa, jovens de várias províncias da ilha realizaram um acampamento e percorreram lugares históricos da região.

Na noite deste sábado (18) teve lugar um concerto cujo fio condutor é a obra O pequeno príncipe, do escritor Antoine de Saint-Exupéry.

Aa jornadas invocadas neste domingo, transcenderam como a primeira grande derrota militar do império, fruto da decisão dos cubanos de dispor de seu próprio destino.

Prensa Latina