Frente Sindical RS debate teses da Conferência e mobilizações

 A frente dos trabalhadores do PCdoB realizou plenária nesta sexta-feira, 24, na sede do Sindicato dos Bancários em Porto Alegre. Cerca de 70 militantes debateram as teses da 10ª Conferência do partido e as lutas imediatas da classe como a mobilização contra o PL 4330 da terceirização, a organização do 1º de maio e o funcionamento da secretaria sindical do PCdoB RS, agora sob o comando do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo.

absc

O evento contou com a presença do secretario sindical nacional do PCdoB, Nivaldo Santana, que apresentou as teses da Conferência Nacional. Destacou a responsabilidade do PCdoB neste momento de gravidade que passa o país, diante da ofensiva da oposição conservadora que não aceitou a sua quarta derrota. "A oposição está mobilizada permanentemente, após a eleição, para inviabilizar o governo Dilma", disse.

Para Nivaldo, o PCdoB está debatendo amplamente com suas bases em um momento de grande relevância na luta política da nação. "É o momento de unir uma frente ampla, organizar a classe e mobilizar o partido, em defesa do Brasil, da democracia e da retomada do desenvolvimento".

Mobilizar e unir a classe

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo, apresentou as linhas de ação da secretaria sindical do partido no RS para os próximos meses. Destacou a importância de realizar uma grande mobilização dos trabalhadores e da sociedade na luta contra o PL 4330, da terceirização. Acrescentou que o Dia do Trabalhador deste ano deverá ser ainda mais mobilizado e marcado pela luta da classe em defesa da democracia, pelos direitos e a pela retomada do desenvolvimento. Assis foi indicado e eleito pelo Comitê Estadual, em reunião realizada nos dias 11 e 12 de abril, como novo secretario da área sindical do partido no estado.

O presidente da CTB RS, Guiomar Vidor apresentou informe sobre as mobilizações que a central vem realizando contra o PL 4330 e sobre a organização dos eventos do Dia do Trabalhador no estado, que serão em Caxias e Porto Alegre. No caso de Caxias, é um evento tradicional da CTB em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicomerciários Caxias e outras entidades locais, no qual é esperado um público superior a 30 mil pessoas. Na capital, neste ano, o objetivo é a realização de um evento conjunto com outras centrais, como a CUT e a nova central.

A frente sindical do PCdoB deve intensificar a mobilização pela 10ª Conferência do partido, cuja etapa estadual será nos dias 22 e 23 de maio, em Porto Alegre, e contará com a presença de Luciana Santos, que deverá assumir a presidência nacional do partido a partir deste ano em substituição a Renato Rabelo.

Da redação local