10ª Conferência: PCdoB-CE conclama militância para debater documento

O PCdoB-CE está em plena movimentação partidária para discutir o documento da 10ª Conferência Nacional do Partido. O projeto de resolução que será discutido em toda a base e culminará com sua apresentação final em São Paulo de 29 a 31 de maio, defende uma frente ampla em defesa do Brasil, do desenvolvimento e da democracia; a atualização e efetivação das linhas de construção partidária e ainda a sucessão da Presidência Nacional do PCdoB.

No Ceará, a intenção é realizar plenárias regionais aglutinando, em torno das cidades principais, comunistas de municípios próximos. “Devemos realizar cerca de 25 plenárias regionais no interior e mais 8 na capital. A expectativa é, daqui até dia 9 de maio, data da nossa reunião final, termos reunido cerca de 1200 filiados”, projeta Abel Rodrigues, secretário estadual de Organização do PCdoB-CE.

Além dos militantes, as reuniões também são ampliadas para amigos e simpatizantes do PCdoB. “Chamamos e convidamos a participarem dos debates todos aqueles que estejam preocupados e queiram contribuir sobre o atual cenário político indefinido, instável e perigoso pelo qual o país vive”, reforça.

O projeto de resolução apresentado pelo Comitê Central para a 10ª Conferência do PCdoB aborda também questões partidárias. “Durante o processo de debate e dentro deste revolvimento partidário, diante dessas novas condições políticas, também trataremos da construção do PCdoB, como o Partido se consolida e amplia sua atuação”, reitera Rodrigues.

O debate final no Ceará culminará no dia 9 de maio, em reunião ampliada do Comitê Estadual que contará com a participação dos representantes escolhidos durante as plenárias regionais. Também virá para o encontro a deputada federal Luciana Santos, apresentada no documento como a futura presidente do PCdoB, primeira mulher que irá liderar a legenda. “Esperamos ter mais um momento estadual de debate, com a oportunidade de apresentação de novas emendas e propostas no sentido de enriquecer o documento que definirá os rumos do PCdoB para o próximo período”, ratifica.

Ainda segundo Rodrigues, a Conferência Nacional “é uma espécie de Mini Congresso e deverá reunir mais de 300 delegados”. “Daqui do Ceará enviaremos 15 delegados, sendo 9 tirados do encontro estadual e mais os 6 membros do Comitê Central”.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia também:
Quinta Vermelha: Comitê Municipal debate 10ª Conferência do PCdoB