Estudantes elegem delegados para participar do Congresso da UNE

Falta menos de um mês para o 54º Congresso da UNE – que acontece de 3 a 7 de junho em Goiânia, capital de Goiás – e as eleições para delegados, que terão direito a voz e voto, durante o maior e mais importante encontro estudantil brasileiro estão a todo vapor.

Eleição de delegados para o Congresso da UNE - UNE

Em São Paulo, a Universidade Nove de Julho (Uninove), instituição de ensino que tem mais de 150 mil alunos em 5 campi, realizou seu processo eleitoral nos dias 14, 15 e 16 de abril junto com o pleito para nova gestão do Diretório Central dos Estudantes(DCE).

Apesar da falta de democracia explícita na universidade, que dificultou ao máximo a organização dos estudantes, a eleição teve a participação de quase 9 mil alunos. Na primeira eleição com voto em urna foi eleita a chapa única Todas as Vozes, com 8.800 votos.

“Nós queremos melhorar o diálogo com a direção da universidade e reivindicar nossos direitos”, destacou Eloína Paes, presidenta recém-eleita do DCE Livre Uninove.

No processo eleitoral para o Congresso da UNE, foram eleitos 150 delegados. “Defendemos que as disciplinas online dos cursos sejam as optativas e não as obrigatórias, controle para o aumento das mensalidades, que a Uninove regularize sua situação com o MEC para que todos os estudantes possam garantir financiamento através do Fies, entre outras coisas”, ressaltou Eloína.

Já o DCE da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ) realizou seu processo eleitoral para o Congresso da UNE nos dias 13, 14 e 15 de abril. Foram eleitos 42 delegados que, de acordo com a coordenadora geral do DCE, Mel Gomes, vão pautar a necessidade da ampliação da Assistência Estudantil na UFF e Brasil afora. “Além do repasse de verbas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) vamos reivindicar a conclusão das obras na sede da UFF e nos campi de expansão”, afirmou.

Entre as funções de um DCE também está a de organizar o processo eleitoral no qual são definidos os delegados que terão direito ao voto no Congresso da UNE. Esses delegados são eleitos na proporção de um para cada mil estudantes. Existem duas modalidades para a eleição de delegados: presencial ou ensino à distância. A presencial é tocada pelo DCE da universidade, que precisam estar devidamente cadastrados junto à Cneco.

Vale ressaltar que apenas os delegados eleitos em suas universidades podem votar durante o Congresso. Os observadores credenciados podem participar da elaboração de teses, opinar, participar de todas as atividades, mas não tem direto ao voto.

Leia também: 
54º Congresso da UNE será realizado em Goiânia
Estudantes da Uninove são proibidos de realizar eleições do DCE

Fonte: UNE