Brasil trabalha pelo desenvolvimento da indústria, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff participou nesta terça-feira (28) da inauguração do Polo Automotivo da Jeep, em Goiana, Pernambuco, empreendimento do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA). O empreendimento recebeu investimentos de mais de R$ 7 bilhões, sendo R$ 3 bilhões apenas na fábrica da Jeep, que empregará nove mil pessoas, sendo 82% nordestinos e 78% pernambucanos.

Dilma inauguração polo jeep em Pernambuco - Agência Brasil

“O Brasil vai continuar trabalhando para criar um ambiente de negócios cada vez mais favorável à indústria brasileira em geral e à indústria automobilística. Todas as empresas são muito bem-vindas, seja para instalar fábricas, para expandir unidades já existentes”, afirmou a presidenta em seu discurso que antecedeu ao início do funcionamento da unidade.

“Somos parceiros incondicionais do desenvolvimento do Nordeste”, destacou a presidenta, destacando que essa foi uma política assumida nos últimos 12 anos. Ela também fez questão de salientar o papel do ex-governador Eduardo Campos, morto no ano passado em um acidente aéreo, e do ex-presidente Lula no processo de transformação de Pernambuco. “Dois nordestinos comprometidos com o desenvolvimento de Pernambuco”, disse Dilma.

“A nova fábrica de Goiana, a mais moderna do grupo FCA no mundo, é um investimento estratégico para o estado de Pernambuco e todo o Nordeste… Esta fábrica é exemplo concreto de um compromisso do governo federal com o desenvolvimento regional e nacional”, afirmou a presidenta, destacando ainda que para o país crescer e se tornar forte, é preciso que as regiões se tornem fortes. “Daí a importância desse projeto, que mostra também a capacidade do povo nordestino e do povo pernambucano".

“O investimento da Fiat Chrysler em Pernambuco confirma os estreitos e antigos laços com o Brasil. À relevância dessa importante fábrica nos planos industriais globais da nova Fiat, gostaria de acrescentar o impacto positivo que, estou certo, ela terá no estado", declarou o Embaixador da Itália no país, Raffaele Trombetta.

“Em toda a minha experiência ao redor do mundo, é aqui que eu vi se realizar a maior revolução. Amo o Brasil e me sinto até um pouco brasileiro. Hoje não celebramos um polo industrial, uma marca ou um produto, celebramos o espírito de Pernambuco e do seu povo. Sem eles, o nosso projeto, por mais ambicioso que fosse, não teria sido bem sucedido”, declarou o representante da Jeep, Sergio Marchionne.

O Polo Automotivo da Jeep, até o final do ano, vai empregar 9 mil pessoas, sendo 3,3 mil delas na fábrica da Jeep, que também é dotada de 700 robôs e ocupa uma área de 260 mil m². Sua capacidade de produção é de 250 mil veículos por ano, podendo fazer até três modelos diferentes.

O carro que está sendo produzido da fábrica de Goiana sai da linha de produção com um índice de nacionalização de mais de 70%. O objetivo é chegar a 80%.

Retomanda do crescimento

Dilma disse que o ajustes fiscais são conjunturais e necessários. Acrescentou que o governo está determinado a implementá-los para alcançar a expansão do mercado e da infraestrutura.

“Os ajustes são conjunturais: eles são necessários, estamos determinados a implementá-los e, com eles, a implementar as condições para garantir a expansão não só da nossa infraestrutura, mas também do mercado e da indústria automobilística neste momento seguinte”, disse.

Dilma disse ainda que o governo não ignora a desaceleração enfrentada pelo Brasil e trabalha com empenho para garantir o crescimento da demanda e da produção. “Não ignoramos as dificuldades e desaceleração que o Brasil passa nesse momento mas, dentro da certeza do compromisso e do empenho do meu governo em trabalhar para aprimorar as bases para garantir o crescimento da demanda, da produção e do desenvolvimento social e regional do país”.

Do Portal Vermelho, com informações de agências